Fórumcast, o podcast da Fórum
19 de janeiro de 2017, 10h53

Novo movimento separatista pede independência de Brasília do resto do país

A exemplo de outros grupos vistos no Sul e no Sudeste, movimento defende criação de um Estado autônomo.

A exemplo de outros grupos vistos no Sul e no Sudeste, movimento defende criação de um Estado autônomo

Por Redação

Depois de o mascote do grupo “O Sul é o Meu País” virar piada nas redes sociais, surge na internet um novo movimento separatista. Uma página no Facebook foi criada nesta semana com o nome “Movimento Brasília Independente”. A iniciativa visa divulgar uma campanha para que o Distrito Federal se desligue do Brasil e passe a ser um Estado autônomo.

A foto de capa traz a frase “Por uma Brasília livre do Brasil”. Os simpatizantes argumentam que o DF se mostra “superior” ao restante do país em relação ao valor da renda per capita, à qualidade de vida, ao acesso à cultura e outros fatores. E isso, segundo eles, justificaria a separação das demais unidades da Federação.

A proposta é levada a sério pelos coordenadores, mas foi recebida com chacota pela maioria dos internautas. “Vou precisar tirar visto para ir pescar em Goiás ou pegar uma praia no Rio?” questionou um. “Gente, morar em Brasília é bom, mas já pensaram em ter uma saúde mental 100%?”, ironizou outra.

Veja também:  Ex-ministros do Meio Ambiente pedem ao Congresso a criação de comissão para combater desmatamento

Quer viajar em 2017? Fique sócio e concorra ao sorteio da Fórum! Você pode ir pra Cuba por nossa conta!

Foto: Reprodução/Facebook


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum