Novos modelos de produção são tema de debate em São Paulo

Escrito en NOTÍCIAS el

As novas tecnologias e as oportunidades de produção a partir desse contexto são tema da segunda rodada de debates Ponto Livre, na PUC-SP.

Na segunda-feira, 15, Sérgio Amadeu (Casper Líbero), Ladislau Dowbor (PUC-SP) e Vagner Diniz (World Wide Web Consortium/W3C Brasil) discutem Tecnologia, mercado e novos modelos de produção. O foco da mesa são as oportunidades criadas a partir do comércio de bens intangíveis e as táticas que podem ser usadas por movimentos sociais para poder usudruir da comunicação e da cultura.

Na quarta-feira, 17, a contribuição de metodologias produtivas como a do software livre para o debate político-social são o tema da mesa Tecnologias do conhecimento e produção colaborativa. Rafael Evangelista (Unicamp), Marco Antonio Almeida (USP Ribeirão Preto) e Aaron Shaw (Universidade de Berkeley/EUA) vão discutir a reversão do uso de programas livres em governos e os mecanismos criados por empresas para aplicar softwares livres e garantirem lucros.

A realização do evento é do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP e do Coletivo Digital | Rede Livre. Na mês passado, dois outros debates foram realizados com os temas Gestão do conhecimento e cercamentos culturais e Novas tecnologias, política e controle.

Ponto livre
15 de setembro - 19h
Tecnologia, mercado e novos modelos de produção
- Sérgio Amadeu (Casper Líbero)
- Ladislau Dowbor (PUC-SP)
- Vagner Diniz (World Wide Web Consortium/W3C Brasil)

17 de setembro - 19h Tecnologias do conhecimento e produção colaborativa
- Rafael Evangelista (Unicamp)
- Marco Antonio Almeida (USP Ribeirão Preto)
- Aaron Shaw (Universidade de Berkeley/EUA)

Endereço: rua Ministro Godói, 969 - Prédio Novo - 5o andar, sala 500A - SP-SP