Número de pessoas mortas pela polícia bate recorde no Rio de Janeiro

O principal motivo para dados tão alarmantes é a política do governo Wilson Witzel (PSC), que incentiva a violência policial, principalmente contra jovens negros da periferia

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el
Os números são de vítimas de uma guerra. Em 2019, até o momento, 1.546 pessoas foram mortas pelas forças policiais do Rio de Janeiro. O principal motivo para dados tão alarmantes é a política do governo Wilson Witzel (PSC), que incentiva a violência policial, principalmente contra jovens negros da periferia. O levantamento feito pela Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que o número de mortos pela policia aumentou 18% em relação ao ano passado. "Há de fato áreas onde o aumento de mortes pela polícia é acompanhado da queda dos homicídios dolosos, mas esse não é o padrão geral", indicou o relatório. Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui. O ISP coleta os dados sobre pessoas mortas pela polícia desde 1998 e este ano bateu o recorde de homicídios cometidos pelas forças do estado.
No final do mês de setembro, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) abriu um inquérito civil público para apurar o aumento das mortes pelo estado.