NYT: Lula tem potencial para remodelar o futuro político do Brasil

Jornal também destacou que os governos do ex-presidente tiraram milhões da miséria e democratizaram o acesso ao ensino universitário

Lula durante ato em defesa da democracia, 18 de março de 2016, na Avenida Paulista. | Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Escrito en NOTÍCIAS el

O jornal New York Times, um dos maiores da América, destacou em seu portal, na manhã desta terça-feira (9), a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin que anulou as condenações de Lula na Lava Jato.

Para o NYT, a volta do presidente Lula ao tabuleiro político tem um "potencial para remodelar o futuro político do Brasil".

"Lula, um feroz líder de esquerda que liderou o Brasil de 2003 a 2010, foi o favorito na disputa presidencial de 2018 que acabou sendo vencida por Jair Bolsonaro. Mas o Supremo Tribunal Federal, em abril daquele ano, decidiu que o Sr. da Silva não poderia aparecer na cédula em decorrência de uma condenação em um caso de corrupção proferido em 2017", escreve o jornal.

A publicação também destaca que Lula e a sua defesa há muito tempo argumentam sobre a inocência do ex-presidente. "Lula, 75, e muitos de seus apoiadores há muito argumentam que os processos criminais contra ele têm motivação política. O Sr. da Silva foi condenado por aceitar um apartamento à beira-mar como parte de um esquema de propina envolvendo contratos governamentais".

O fim da Lava Jata e as suas condutas antiética também são referidas na reportagem. "A força-tarefa anticorrupção que investigou Lula, que tinha sede na cidade de Curitiba, no sul do país, foi dissolvida no início deste ano em meio a questões sobre irregularidades éticas e processuais por parte de seus promotores", declarou o NYT.

Entre outras características da vida pessoal e dos governos de Lula, o NYT destaca o fato de que a sua presidência tirou milhões de brasileiros da miséria.

“Lula, um ex-líder sindical que começou na política desafiando a ditadura militar que o aprisionaria, tornou-se o líder mais popular do país desde o restabelecimento da democracia em meados da década de 1980. Ele governou durante um período em que a economia do Brasil floresceu com o aumento dos preços das commodities, um boom que Lula usou para tirar milhões da pobreza e expandir o acesso ao ensino superior para comunidades marginalizadas”, analisou o jornal.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Temas