O que o brasileiro pensa?
26 de junho de 2020, 18h30

Obra que Bolsonaro ‘inaugurou’ no Ceará estava 94% pronta antes de sua posse

Transposição do Rio São Francisco foi iniciada por Lula e teve a maior parte dos projetos desenvolvidos nas gestões petistas

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro foi, nesta sexta-feira (26), para Juazeiro do Norte (CE), onde “inaugurou” o reservatório Jati, obra que começou a ser executada em 2007 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) e é parte do projeto de transposição do rio São Francisco.

Bolsonaro tentou pegar carona na obra de Lula, mas não conseguiu. No início da tarde, a hashtag #ObrigadoLula era uma das mais utilizadas no Twitter, reconhecendo a participação do ex-presidente na obra.

Apoiadores do presidente chegaram a dizer que ele deu andamento à obra. No entanto, reportagem do UOL revelou no final da tarde que a obra estava 94% pronta antes da posse de Bolsonaro como presidente.

“Deixamos o Eixo Norte da transposição, onde o presidente esteve hoje, 94% pronto”, reconheceu Pádua Andrade, ex-ministro da Integração Nacional do governo Michel Temer.

O Eixo Norte é composto por três elevatórias. Espinha dorsal hídrica do Nordeste, que beneficia 12 milhões de pessoas de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, a transposição do rio São Francisco foi idealizada e iniciada na gestão Lula, com a maior parte das obras conduzidas nos governo petistas.

“A última delas [elevatórias] chegou a ser inaugurada pelo presidente Temer. Mas após a inauguração ocorreram problemas com algumas placas que se soltaram. Fizemos um projeto de restauração e reforço, mas não conseguimos finalizar na nossa gestão”, disse Andrade


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum