Obra que Bolsonaro 'inaugurou' no Ceará estava 94% pronta antes de sua posse

Transposição do Rio São Francisco foi iniciada por Lula e teve a maior parte dos projetos desenvolvidos nas gestões petistas

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro foi, nesta sexta-feira (26), para Juazeiro do Norte (CE), onde “inaugurou” o reservatório Jati, obra que começou a ser executada em 2007 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) e é parte do projeto de transposição do rio São Francisco.

Bolsonaro tentou pegar carona na obra de Lula, mas não conseguiu. No início da tarde, a hashtag #ObrigadoLula era uma das mais utilizadas no Twitter, reconhecendo a participação do ex-presidente na obra.

Apoiadores do presidente chegaram a dizer que ele deu andamento à obra. No entanto, reportagem do UOL revelou no final da tarde que a obra estava 94% pronta antes da posse de Bolsonaro como presidente.

"Deixamos o Eixo Norte da transposição, onde o presidente esteve hoje, 94% pronto", reconheceu Pádua Andrade, ex-ministro da Integração Nacional do governo Michel Temer.

O Eixo Norte é composto por três elevatórias. Espinha dorsal hídrica do Nordeste, que beneficia 12 milhões de pessoas de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, a transposição do rio São Francisco foi idealizada e iniciada na gestão Lula, com a maior parte das obras conduzidas nos governo petistas.

"A última delas [elevatórias] chegou a ser inaugurada pelo presidente Temer. Mas após a inauguração ocorreram problemas com algumas placas que se soltaram. Fizemos um projeto de restauração e reforço, mas não conseguimos finalizar na nossa gestão", disse Andrade