Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
17 de dezembro de 2019, 13h30

Obrador anuncia aumento histórico de 20 % do salário mínimo no México

Incremento e o maior da história do país em mais de 40 anos e começará a valer a partir de fevereiro de 2020. Segundo o presidente mexicano: “isso seria impossível durante o neoliberalismo”.

Foto: Governo do México

Nesta terça-feira (17), durante uma reunião da Conasami (Comissão Nacional de Salários Mínimos do México), o presidente Andrés Manuel López Obrador anunciou um histórico aumento de aproximadamente 20% no valor do salário mínimo no país.

Neste 2019, o salário mínimo mexicano foi de 102,68 pesos mexicanos (cerca de 5 dólares) por dia, mas a partir de 2020 ele passará a ser de 123,22 pesos (cerca de 7 dólares) por dia. Na zona da fronteira norte do país – onde está um dos maiores polos industriais do país, esse valor terá um aumento de 176,72 pesos (cerca de 9 dólares) por dia a 185,56 pesos (quase 10 dólares).

A decisão foi tomada após uma longa jornada de negociações nesta segunda-feira (16) entre diferentes representantes sindicais e alguns setores empresariais. A medida poderá ser adotada por algumas empresas mexicanas já em janeiro de 2020, mas passará a ser obrigatória apenas em fevereiro.

Em declaração logo após o anúncio, López Obrador disse que “este é o maior aumento em termos reais dos últimos 44 anos. Em 2019 nós já havíamos aumentado o salário em 16%, ambos os aumentos seriam impossíveis durante o neoliberalismo”.

Até mesmo o empresário Gustavo de Hoyos, presidente da Confederação Patronal da República Mexicana (Coparmex) e um ferrenho opositor ao atual governo, reconheceu que “a negociação para aumentar a renda mínima dos trabalhadores ganhou caráter histórico”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum