Fórumcast, o podcast da Fórum
19 de maio de 2016, 13h33

#OcupaMinC: Ocupações contra o fim do Ministério da Cultura já atingem mais de 12 capitais

Agitadores culturais, ativistas e classe artística compõem, desde a semana passada, uma mobilização que já ocupa dezenas de prédios ligados ao Ministério da Cultura, extinto pelo governo provisório de Michel Temer. Protestos contam com shows e apresentações e já ganharam apoio dos principais nomes da classe artística e musical como Fernanda Montenegro e Caetano Veloso. Confira a lista das ocupações

Por Redação

Michel Temer bateu o martelo com relação ao fim do Ministério da Cultura, nesta quarta-feira (18), ao nomear Marcelo Calero como secretário de Cultura, pasta subordinada ao Ministério da Educação. A decisão só fez crescer ainda mais a mobilização contra o fim do MinC, que começou na semana passada.

Agitadores culturais, músicos, cineastas, ativistas e classe artística em geral ocupam, neste momento, mais de 12 prédios ligados ao Ministério da Cultura espalhados pelo país. Em um ato de resistência, os manifestantes se posicionam contra o governo provisório de Temer e reivindicam o restabelecimento imediato da pasta, até então capitaneado pelo baiano Juca Ferreira.

Grandes nomes do meio artístico já manifestaram apoio às ocupações e também reivindicam a volta do ministério. Como forma de solidariedade, músicos vêm se apresentando nas ocupações e reunindo públicos cada vez maiores – o que faz com que a mobilização ganhe cada vez mais notoriedade.

No Rio de Janeiro, por exemplo, onde manifestantes ocupam o Palácio Gustavo Capanema, Arnaldo Antunes e Otto já fizeram apresentações. Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Leoni, Frejat e Pedro Luiz devem se apresentar nos próximos dias. Em São Paulo, manifestantes ocupam o prédio da Funarte e já contaram com um show do paraibano Chico César.

Diversos atores, atrizes, cineastas e representantes de outras frentes de manifestações culturais e artísticas já passaram pelas ocupações. Todas elas, em suas páginas no Facebook, compartilham vídeos com falas e intervenções dos manifestantes e dos visitantes. Além das listadas abaixo, há registros de ocupações em prol do MinC em Aracaju e João Pessoa. Confira a lista e suas páginas.

Curitiba https://www.facebook.com/MinCResiste/

Belo Horizonte https://www.facebook.com/funartemgocupada/

Rio de Janeiro https://www.facebook.com/Ocupa-MinC-RJ-574736662731615/…

Salvador https://www.facebook.com/profile.php…

Fortaleza https://www.facebook.com/Ocupa-Minc-CE-1702134936721251/…

São Paulo https://www.facebook.com/Ocupafunartesp/?fref=ts

Natal https://www.facebook.com/ocupamincrn/?fref=ts

Recife https://www.facebook.com/ocupamincpe/?fref=ts

Cuiabá https://www.facebook.com/events/1188470554505285/

Brasília https://www.facebook.com/Ocupa-MinC-DF-1626543897667309/…

Maranhão https://www.facebook.com/ocupamincma/?fref=ts

Frente Nacional do Teatro https://www.facebook.com/FRENTENACIONALDETEATRO/?fref=ts

Foto: Reprodução/Facebook OcupaMinC RJ


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum