Oficina ensina pais a construir cadeiras para filhos com deficiência em MG

Escrito en NOTÍCIAS el

Ensinar pais de crianças com deficiência construir cadeiras adaptadas para seus filhos é a proposta da Oficina da Ciranda. Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a cidade de Sete Lagoas (MG) recebe a atividade, uma iniciativa da organização não-governamental Instituto Noisinho da Silva que visa transformar o design dos utilitários para torná-los acessíveis às crianças de famílias pobres com dificuldade para se firmar no chão.

A cadeira é um instrumento que possibilita para a criança a conquista do chão como espaço de aprendizado e de entretenimento, e sua construção envolve os pais no processo de inclusão social dos filhos. O instituto é sediado em Belo Horizonte, mas já trabalhou com a inclusão de crianças carentes portadoras de necessidades especiais também no Rio de Janeiro.


O trabalho é desenvolvido desde 2007, quando foram beneficiadas 400 crianças da capital mineira. Para este ano, o instituto pretende trabalhar com mais de 200 crianças de toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto conta com o apoio da ONG “A Força do Bem”, em da atriz Isabel Filardis e do ex-baterista da banda O Rappa, Marcelo Yuka.

Os responsáveis pelas crianças devem agendar um horário no instituto para uma entrevista com os pais da criança com o fisioterapeuta para que sejam tiradas medidas antropométricase se faça um teste na cadeirinha. Isso é necessário para saber se o móvel irá auxiliar na correção postural.

Os interessados devem se inscrever pelos telefones (31) 2552-7811 ou (31) 2552-7812, ou pelo email [email protected]. Normalmente o instituto entra em contato com as instituições de saúde para buscar crianças para o projeto.

A inscrição é gratuita e as famílias que participarem serão servidas com um café da manhã, almoço, um café da tarde durante os dois dias.  Durante o dia todo, enquanto os pais recebem orientações para a contrução da cadeira, os filhos são deixados aos cuidados cuidadores profissionais e brincam em atividades recreativas.

Informações
Endereço das oficinas: sede do CEDETEM (Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e do imobiliário Petrônio machado Zica), na Av. Sindicalista Teixeira Fernandes, 265 - Distrito Industrial Dr. Hélio Pentagna Guimarães - Pólo Moveleiro - Contagem (MG).
Dia: 31 de janeiro e 1 de fevereiro.
Horário: das 8h às 17h30