Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h05

Oficina ensina pais a construir cadeiras para filhos com deficiência em MG

Ensinar pais de crianças com deficiência construir cadeiras adaptadas para seus filhos é a proposta da Oficina da Ciranda. Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a cidade de Sete Lagoas (MG) recebe a atividade, uma iniciativa da organização não-governamental Instituto Noisinho da Silva que visa transformar o design dos utilitários para torná-los acessíveis às crianças de famílias pobres com dificuldade para se firmar no chão.

A cadeira é um instrumento que possibilita para a criança a conquista do chão como espaço de aprendizado e de entretenimento, e sua construção envolve os pais no processo de inclusão social dos filhos. O instituto é sediado em Belo Horizonte, mas já trabalhou com a inclusão de crianças carentes portadoras de necessidades especiais também no Rio de Janeiro.

O trabalho é desenvolvido desde 2007, quando foram beneficiadas 400 crianças da capital mineira. Para este ano, o instituto pretende trabalhar com mais de 200 crianças de toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto conta com o apoio da ONG “A Força do Bem”, em da atriz Isabel Filardis e do ex-baterista da banda O Rappa, Marcelo Yuka.

Os responsáveis pelas crianças devem agendar um horário no instituto para uma entrevista com os pais da criança com o fisioterapeuta para que sejam tiradas medidas antropométricase se faça um teste na cadeirinha. Isso é necessário para saber se o móvel irá auxiliar na correção postural.

Os interessados devem se inscrever pelos telefones (31) 2552-7811 ou (31) 2552-7812, ou pelo email [email protected]. Normalmente o instituto entra em contato com as instituições de saúde para buscar crianças para o projeto.

A inscrição é gratuita e as famílias que participarem serão servidas com um café da manhã, almoço, um café da tarde durante os dois dias.  Durante o dia todo, enquanto os pais recebem orientações para a contrução da cadeira, os filhos são deixados aos cuidados cuidadores profissionais e brincam em atividades recreativas.

Informações
Endereço das oficinas: sede do CEDETEM (Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e do imobiliário Petrônio machado Zica), na Av. Sindicalista Teixeira Fernandes, 265 – Distrito Industrial Dr. Hélio Pentagna Guimarães – Pólo Moveleiro – Contagem (MG).
Dia: 31 de janeiro e 1 de fevereiro.
Horário: das 8h às 17h30


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags