OMS afirma que coronavírus também pode afetar sistema vascular e cérebro

A Organização Mundial da Saúde confirmou casos de “encefalite e outros efeitos” em doentes de covid-19

Hospital de Campanha em Santarém, no Pará - Foto: Secom/Gov.Pará/Fotos Públicas
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Organização Mundial da Saúde afirmou nesta sexta-feira (8) que a covid-19, doença causada pelo coronavírus, provoca reacções inflamatórias nos sistemas cardiovascular e cerebral, além das mais frequentes complicações respiratórias. A entidade voltou a defender “vigilância agressiva” com cuidados de saúde pública para controlar a pandemia.

“É obviamente uma síndrome respiratória, mas torna-se claro que numa percentagem das pessoas doentes provoca uma resposta inflamatória mais alargada, seja no sistema vascular seja em outras partes do corpo”, declarou o director executivo do programa de emergências sanitárias da OMS, Mike Ryan, em conferência de imprensa.

Questionado sobre um estudo da Universidade de Zurique que indica que a covid-19 provoca uma inflamação sistémica dos vasos sanguíneos do corpo, Ryan disse que também estão sendo registrados casos de “encefalite [inflamação do cérebro] e outros efeitos” em pessoas contaminadas com coronavírus.

“É por isso que é tão importante recolher informação clínica por todo o mundo”, porque “os efeitos vasculares estão aí, são reais e precisam de ser mais estudados”, defendeu o diretor, acrescentando que as doenças emergentes que têm surgido “tendem a provocar uma reacção muito mais disseminada que pode afectar vários órgãos”.

Temas

OMS