OMS diz que coronavírus já matou 3 mil no dia em que caso da doença foi confirmado no Brasil

Segundo a entidade, a doença já infectou mais de 80 mil pessoas em todo o mundo em 33 países diferentes. O último país a entrar nesta lista foi o Brasil, que confirmou nesta terça-feira

Foto: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

A epidemia de coronavírus definitivamente já deixou de ser um problema somente chinês, e se transformou em um problema global. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença já infectou mais de 80 mil pessoas em todo o mundo, com quase 3 mil falecimentos, em 33 países diferentes.

O último país a entrar nesta lista foi o Brasil, que confirmou nesta terça-feira (25) seu primeiro caso, um senhor de 61 anos que vive em São Paulo e que regressou de recente viagem à Itália.

Segundo Hans Kluge, diretor da OMS na Europa, os números “não são motivo para pânico, porque a taxa de mortalidade do covid-19 (nome científico desta versão mais atual do vírus) na China, onde foram registrados 96,5 % dos casos, era de 2 % e agora caiu para 1 %”.

No entanto, na Itália, os números de contágios e mortes têm crescido rapidamente, e o alarmismo na sociedade é evidente. Desde o fim de semana, o país já registrou 376 novos casos de pacientes com covid-19, com 12 mortes. A situação levou o governo a colocar cidades inteiras em isolamento e ao cancelamento ou adiamento de eventos, desde desfiles de moda até partidas do Campeonato Italiano.

A Itália é o terceiro país mais afetado pelo coronavírus, atrás da Coreia do Sul e da China, país de onde surgiu a epidemia e que já teve mais de 78 mil casos, com 2,7 mil falecidos.