Entrevista exclusiva com Lula
03 de dezembro de 2011, 22h36

Ônibus Hacker: muitas idéias vão circular por aí

Um veículo chama a atenção dos participantes do Festival de Cultura Digital.Br estacionado no Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro, onde acontece o evento de 2 a 4 de dezembro. É o Ônibus Hacker, que fez sua primeira viagem na última sexta-feira, saindo de São Paulo até o Rio, com 32 passageiros.

Após a arrecadação de doações, o ônibus foi adquirido pela Transparência Hacker, um coletivo que defende o uso da tecnologia para fins de interesse da sociedade. Foram três meses, 464 doadores, atingindo o valor necessário para a compra: R$ 58.593. O mais interessante é o que a galera pretende fazer com o ônibus: sair por aí levando a tecnologia para inúmeros lugares. Uma das propostas é levar oficinas a pequenos municípios (até 5 mil habitantes) chacoalhando a realidade local.

O grupo pretende equipar o ônibus, deixando-o super conectado, com webcam, 3G etc. Como tudo é construído colaborativamente, o grupo já teve várias idéias. A primeira foi grafitá-lo. As viagens serão monitoradas por um sistema como o Google Street View, onde serão filmadas as imagens fora do ônibus e disponibilizadas em Creative Commons.

Outra idéia é lançar um aplicativo “Adote um Km”, para quem quiser a presença do ônibus em sua cidade e quem mais desejar colabore com os custos (IPVA, manutenção, combustível).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum