ONU alerta para a maior crise alimentar dos últimos 50 anos

Secretário-geral, António Guterres, defendeu ampliar rede de proteção social e concentrar ajuda em áreas mais afetadas pelo coronavírus

Reprodução/ONU
Escrito en CORONAVÍRUS el

O mundo prepara-se para enfrentar a maior crise alimentar dos últimos cinquenta anos por conta da pandemia de coronavírus, avisou a Organização das Nações Unidas, nesta terça-feira (9).

“A não ser que se tomem medidas no imediato, é cada vez mais claro que a emergência global poderá ter impacto em centenas de milhões de crianças e adultos”, disse o secretário-geral, António Guterres “Mesmo nos países com alimentos abundantes, vemos o risco de perturbações na cadeia alimentar", alertou.

O responsável máximo da ONU identificou três pontos que podem ajudar a reduzir os impactos da crise. O primeiro deles é concentrar os esforços de países e entidades na ajuda das regiões mais afectadas pela covid-19, que, consequente, serão as mais afetadas pela crise alimentar

Ainda de acordo com Guterres, também é preciso fortalecer as proteções sociais para que crianças pequenas, mulheres grávidas e outras pessoas em grupos de risco continuem a receber alimentos. Por fim, os países devem investir no futuro, privilegiando investimentos em sistemas alimentares saudáveis e ambientalmente sustentáveis. 

Temas