Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de julho de 2007, 16h12

ONU aponta 980 milhões de pessoas na miséria

Países latino-americanos mostram progresso lento, enquanto a China leva o Leste Asiático ao melhor desempenho na superação da pobreza. Dados são de 2004.

No mundo, 980 milhões de pessoas sobreviviam com até US$ 1 por dia. O número é 31,6% menor do que o índice calculado em 1990, quando 1,25 bilhão vivia nessa condição. A constatação está no Relatório de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2007, divulgado pela Organização das Nações Unidos (ONU) nesta segunda-feira, 2

Até 2015, a meta é reduzir pela metade a extrema pobreza e as desigualdades de renda extremadas, o que demandaria mais esforço dos países desenvolvidos, segundo a entidade. A América Latina e o Caribe mostram avanços tímidos, enquanto o Leste Asiático, puxado pela China, apresenta ritmo acelerado de pessoas deixando a miséria.

A África também apresenta uma evolução superior à América Latina, segundo a chefe de estatística e desenvolvimento da ONU, Francesca Perucci, em entrevista ao G1, porque a proporção de pessoas miseráveis é superior, assim como a destinação de ajuda financeira e humanitária.

Enquanto na América Latina 8,7% da população vivia em condição de miséria, 0,9 ponto percentual menos do que em 1999. A desigualdade de renda ainda é a pior do mundo. Na África Subsaariana, a região mais pobre do mundo, 41,1% da população vivem com menos de US$ 1 por dia. A proporção é 4,8 pontos percentuais menor do que cinco anos antes.

No Leste Asiático, desde 1990, a evolução é bem mais intensa. O índice era de 33%, passando para 17,8% em 1999. Em 2004, 9,9% das pessoas viviam em condições de miséria.

Educação Também incluído nos objetivos do milênio, o acesso à educação melhorou nos países em desenvolvimento, mostra o relatório. As matrículas para o ensino básico nestes países aumentaram de 80% em 1991 para 88% das crianças em 2005.

Relatório de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2007

A íntegra, em inglês, na página da Organização das Nações Unidas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags