Ricardo Berzoini: “Onyx Lorenzoni é um liberal ignorante e preconceituoso”

O ex-ministro do Trabalho também afirmou que o Congresso Nacional tem que realizar uma auditoria técnica no CNPq para descobrir o que houve

Onyx Lorenzoni (Reprodução/Twitter)
Escrito en BRASIL el

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta quinta-feira (29), o ex-ministro do Trabalho do governo Lula (2002-2010) Ricardo Berzoini comentou sobre a recriação do Ministério do Trabalho e afirmou que o ministro Onyx Lorenzoni é “liberal ignorante e preconceituoso”.

“Ele (Bolsonaro) está entregando para Onyx Lorenzoni as duas áreas que eu comandei no governo Lula (Trabalho e Previdência). No governo Lula nós fizemos grandes reestruturações e inovações tecnológicas e administrativas”, disse Berzoini.

Dessa maneira, Berzoini explica que quando foi ministro do ex-presidente Lula pediu que ele dialogasse o Ministério do Trabalho com todas as estatais para gerar emprego.

“O Ministério do Trabalho sozinho não gera emprego nenhum saímos de uma média de 300 mil empregos por ano para 1,5 milhão”, lembra o ex-ministro do Trabalho.

Após explicar a importância do Ministério para a geração de trabalho, Berzoini enfatiza que agora a pasta será utilizada para atender interesses pessoais.

“Esse Ministério (do Trabalho) ele existe em quase todos os países do mundo, acabar com o Ministério do Trabalho foi uma aberração. Agora, recriar para acomodar o Onyx, que não tem nenhuma história”, critica.

Sobre as qualidades técnicas do novo ministro do Trabalho, Berzoini afirma que “Onyx é um liberal ignorante. Se for um liberal culto, a gente discute, mas é um liberal ignorante e preconceituoso”.

Segundo Ricardo Berzoini, trata-se de “um cara que vai se apossar daquela máquina para tentar atender os seus interesses particulares e políticos. Ele é pré-candidato ao Rio Grande do Sul, certamente vai querer criar alguns programas, típicos de governos assim, que são programas que têm um selo e não tem nada por trás”.

Auditoria técnica no CNPq

Além de criticar os rumos das políticas de trabalho e renda no governo Bolsonaro, Berzoini também comentou sobre o apagão de dados do CNPq e a queda da Plataforma Lattes.

“O CNPq certamente está sofrendo restrições orçamentárias, é uma das coisas mais extraordinárias que o Brasil tem. O CNPq é fruto do esforço de vários governos, mas particularmente nos governos Lula e Dilma ele foi muito fortalecido”.

Para Berzoini o Congresso precisa realizar uma auditoria técnica no CNPq.

“Nós precisamos saber o que de fato se perdeu ou não. O Congresso Nacional tem a obrigação de requisitar as informações no detalhe e pedir uma auditoria técnica para saber o que está acontecendo”, diz Berzoini.

https://www.youtube.com/watch?v=0wjqML83RPA