Opinião: Educadores não fogem à luta e se mobilizam pelo piso

Escrito en NOTÍCIAS el

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) convocou e mais uma vez a categoria se mobilizou e mostrou que está unida em defesa do Piso Nacional. No dia 16 de outubro, em vários estados foram realizadas manifestações em assembléias legislativas, audiências, reuniões e panfletagens para mostrar a necessidade da implantação imediata do piso.
Image

Já estamos na segunda quinzena de outubro e a lei que estabelece o piso entra em vigor no dia primeiro de janeiro de 2009. Desde que foi sancionada em julho, alguns governadores e prefeitos alegam não ter dinheiro para pagar o valor de R$ 950, por isso, é importante total apoio à nossa campanha.

O piso nacional representa a valorização da carreira e a melhoria da qualidade do ensino público no país. Atualmente, muitas cidades ainda pagam menos que o salário mínimo de R$ 415 e só com uma remuneração mais justa será possível mudar o perfil do atual educador brasileiro.

Pesquisas divulgadas a propósito do Dia do Professor mostraram que, quanto maior o tempo de carreira maior é o pessimismo. Nós da CNTE entendemos que isso acontece porque os educadores mais antigos não enxergam solução para problemas que já existem há muito tempo e não são resolvidos. Mas, acreditamos que a escola pública pode melhorar e que a implantação do piso é um dos caminhos, pois aponta para a valorização profissional.

Destacamos que educação se faz com boa vontade, determinação e condições adequadas de trabalho. No dia 16 de novembro vamos promover mais uma etapa da campanha nacional em defesa do piso. Sabemos que podemos contar com a categoria, porque só assim seremos vitoriosos.

____________________
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), conta com com 36 entidades filiadas espalhadas por 26 Estados, 5 municípios e No Distrito Federal