Parlamentares da oposição pedem a Lira que exija passaporte da vacina na Câmara

Caso a medida seja adotada, o presidente Bolsonaro ficaria impedido de entrar na Casa

Mesa Diretora da Câmara dos Deputados | Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

A oposição vai pedir nesta quinta-feira (23) que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), exija comprovante de vacinação contra a Covid para que deputados e servidores possam adentrar no espaço.

A medida também valeria para autoridades que visitassem a Câmara, entre elas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que ainda não se vacinou.

O pedido é liderado pelo PSOL e conta com o apoio do PT, PSB, PDT, Rede e PCdoB e surge após Arthur Lira anunciar que a Casa retomará as atividades presenciais no dia 18 de outubro.

No documento entregue ao presidente da Casa, os partidos pedem que seja exigido um "passaporte da vacina" para deputados, funcionários e autoridades que passem pelo plenário e comissões.

A oposição também defende que os servidores só retomem o trabalho de maneira presencial após receberem as duas doses do imunizante contra o Covid-19.

Se a medida for aceita pelo presidente da Câmara, o presidente Bolsonaro ficará impedido de ir à Casa.

Por fim, o presidente Bolsonaro, desde o início da pandemia e das medidas de prevenção ao coronavírus, tem se colocado contra todas as ações que sejam de cunho obrigatório e já prometeu vetar um projeto que prevê o "passaporte da vacina" no país, que poderá ser cobrado em espaços públicos e privados.

O texto que prevê a instituição do "passaporte da vacina" em todo o território brasileiro ja foi aprovado no Senado e agora está em análise na Câmara.

Com informações do Metrópoles.