Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de fevereiro de 2020, 23h01

Oswaldo Eustaquio é condenado a pagar 15 mil por ofender a mãe de Glenn Greenwald

O juiz afirmou que as postagens apresentavam "uma carga ofensiva ao autor e sua mãe que ultrapassa o objetivo legítimo de criticar"

Reprodução/Twitter

O blogueiro Oswaldo Eustaquio Filho foi condenado a pagar R$ 15 mil por danos morais a Glenn Greenwald por ter ofendido a mãe dele, Arlene Greenwald, que morreu em dezembro vítima de um câncer no cérebro. A informação é da coluna da Monica Bergamo.

Em agosto de 2019, Eustáquio afirmou que Glenn mentiu sobre o estado de sua mãe para acelerar os vistos americanos para os filhos menores e viajar com eles para os EUA.

Glenn respondeu chamando Eustaquio de “lixo humano” e resolveu processá-lo.

O blogueiro tentou se defender dizendo que analisou postagens de Arlene nas redes sociais e decidiu que ela não estava “em fim de vida” e não se justificava pedir visto para que os netos fossem ver a avó.

Na sentença, o juiz Antonio Carlos Maisonette Pereira afirma que as “postagens publicadas pelo réu [Eustáquio]” apresentavam “uma carga ofensiva ao autor e sua mãe que ultrapassa o objetivo legítimo de criticar”.

Além disso, o blogueiro não se ateve, segundo o magistrado, “ao compromisso ético de checar a veracidade das informações divulgadas, exorbitando da crítica para o campo das insinuações, as quais, no caso, são pejorativas e induvidosamente ofensivas à honra do autor e sua mãe, imputando ao primeiro, ainda, o cometimento de crime”.

Oswaldo Eustáquio, segundo o juiz, “ultrapassou os limites das liberdades constitucionais que lhe são asseguradas, agindo de forma abusiva ao disseminar informações equivocadas sobre o estado de saúde” da mãe de Glenn Greenwald. Cabe recurso da decisão.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum