Padilha: Lula tem mais horas de reunião buscando soluções para a pandemia do que Bolsonaro

Segundo o ex-ministro da Saúde, o líder petista tem participado ativamente de articulações com agentes internacionais para garantir vacinas ao Brasil

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en NOTÍCIAS el

O ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) falou à Fórum e revelou mais detalhes das articulações do ex-presidente Lula com os governos da Rússia e China para viabilizar mais vacinas ao Brasil.

De acordo com relato de Padilha à Fórum, ele participou de diversas conversas que o ex-presidente Lula teve com agentes internacionais para negociar vacinas para o Brasil.

Padilha também afirmou que, em algumas tratativas o presidente Lula "abriu portas" e "diminuiu resistências" ao Brasil.

"Pode contar, Lula tem mais horas de reunião buscando soluções sobre a pandemia com ex-ministros, lideranças internacionais, pesquisadores, produtores de vacina, do que o Bolsonaro tem com o seu Ministério e seu generalato", disse Alexandre Padilha.

Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff entraram em campo para diminuir a resistência do governo da China com o Brasil após os ataques de Eduardo Bolsonaro e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Rousseff e Da Silva enviaram uma carta ao presidente da China Xi Jinping onde celebram a parceria do Butantan com a SinoVac e que a parceria entre os povos brasileiro e chinês é maior do que o negacionismo do governo Bolsonaro.

Lula se movimenta e procura Rússia e China para trazer vacinas para o Brasil

O retorno do ex-presidente Lula ao cenário político não se restringe ao Brasil, pois, o líder petista antes mesmo de sua coletiva no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) esteve em contato com os governos da Rússia e China para tratar das vacinas contra a Covid-19.

Há três meses o ex-presidente Lula teve um encontro com Kirill Dmitriev, diretor do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) que financiou o desenvolvimento da Sputnik V.

O interesse de Dmitriev em ter uma conversa surgiu após ele descobrir que o nome de Lula era um dos signatários de um abaixo-assinado pelo Nobel da Economia Muhammad Yunus, que defende a vacina enquanto um bem comum e que seja distribuída gratuitamente.

Além disso, o encontro de Lula com Dmitriev contou com a interlocução do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que incentivou a reunião. Além do ex-presidente, participaram da reunião com o diretor do fundo russo os ex-ministros da saúde José Gomes Temporão, Alexandre Padilha e Arthur Chioro.

Temas