Pandemia: Japão declara estado de emergência para Tóquio e cidades vizinhas

Número de infectados e mortos pela Covid-19 já superou a primeira onda da pandemia no país

Foto: PXhere
Escrito en GLOBAL el

O primeiro-ministro do Japão, Yoshidide Suga, declarou, nesta quinta-feira (7), estado de emergência para a capital do pais, Tóquio e cidades vizinhas. A decisão foi tomada depois que o nível de contágio por coronavírus superou o da primeira onda da pandemia no país.

A medida tem validade até o dia 2 de fevereiro (sexta-feira) e se aplica a capital Tóquio e às cidades de Chiba, Saitama e Kanagawa.

Os prefeitos de Tóquio e das cidades vizinhas já vinham pressionando o primeiro-ministro para tomar tal decisão, porém, Suga hesitou. Agora é critica e acusado pelo avanço do coronavírus no país.

Esta é a segunda vez que Tóquio e outras regiões do Japão entram no estado de emergência, a primeira foi em março de 2020.

Na quarta-feira (7) o Japão registrou 5.593 novas infecções por Covid-19, o maior número desde o começo da pandemia. Atualmente, o país tem 259.105 contaminados pelo coronavírus e 3.804 mortes.

Tóquio e a sua região metropolitana são as áreas mais atingidas pelo coronavírus. Do último boletim divulgado com o total de infectados, a capital é responsável por mais de 2.400 das novas infecções, ou seja, 50% dos novos casos de coronavírus estão na capital do Japão.

Com informações da CNN EUA.