Pandemia leva paulistano a migrar do ônibus para carro ou app, mostra pesquisa

Estudo da Nossa São Paulo mostra que, neste ano, parcela da população de SP que usa transporte individual superou a que circula com os meios coletivos

Passageiros em ônibus de São Paulo já durante a pandemia do coronavírus (Foto Roberto Parizotti/Fotos Públicas)Créditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

A pandemia de Covid-19 fez com que a quantidade de paulistanos que usam transporte individual ou particular superasse o número de passageiros de transporte público pela primeira vez desde 2017. Dados de pesquisa da Rede Nossa São Paulo e Ibope divulgados nesta quinta-feira (15) mostram que 52% dos moradores da capital paulista estão se locomovendo pela cidade com transporte individual, enquanto 48% fazem uso dos meios coletivos.

Apesar de a diferença ser pequena, o dado indica uma transformação radical já que há três anos o volume de passageiros do transporte público municipal representava 65% do total. Em 2019, os ônibus municipais eram o meio de transporte de 47% das pessoas e, neste ano, passaram a ser a escolha de 35% delas.

O deslocamento a pé, que em 2019 era adotado por 6%, neste ano foi a opção de 15%; e 25% mencionam o carro como principal meio de transporte – em 2019, era 20%.

A pesquisa revela, também, que 35% da população paulistana não está saindo de casa para a sua atividade principal – em 2019, esse número era 18%. Os dados mostram que esta proporção cresce quanto maior a renda e a escolaridade, chegando a 52% na faixa de renda familiar acima de cinco salários mínimos.

Medo do vírus e ônibus lotado

O levantamento conseguiu captar como o medo de contrair o coronavírus está afetando a avaliação sobre os meios de transporte e a opção que os paulistanos têm feito para se deslocar, quando possível.

Medo de pegar coronavírus e ônibus muito cheios são os motivos mais importantes para escolha de outros meios de transporte em vez dos coletivos municipais para mais de um terço da população paulistana – ambos com 35% do total das menções.

Entre os moradores da capital paulista que aumentaram a frequência de uso do carro, 39% afirmam que o fizeram por causa da pandemia e 20% devido à lotação do transporte público.

Para a pesquisa, foram ouvidas 800 pessoas de 16 anos de idade ou mais.