Pandemia: Olinda cancela carnaval e promete apoio financeiro para quem trabalha com blocos de rua

A cidade pernambucana se junta com outras localidades que também adiaram o carnaval por conta do avanço da ômicron no Brasil

Reprodução/Twitter
Escrito en BRASIL el

A prefeitura da cidade de Olinda (PE) anunciou nesta quarta-feira (5) o cancelamento do carnaval de rua deste ano. A gestão municipal prometeu um auxílio financeiro para os trabalhadores que dependem da realização do festejo.

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), revelou que a decisão foi tomada de forma conjunta e que a prioridade é a saúde da população local e dos turistas.

"Sem soberba da nossa parte, o carnaval de Olinda é conhecido mundialmente, que gera empregos diretos e indiretos. Um carnaval, mesmo descentralizado, em que circulam mais de 4 milhões de pessoas", declarou o prefeito de Olinda.

Pandemia: cidades cancelam festa diante do avanço da ômicron

Algumas capitais e estados resolveram se antecipar e cancelar os festejos. A Bahia foi o primeiro deles.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT-BA), declarou no dia 23 de dezembro que o Carnaval 2022 está cancelado.

“Sabe aquele filma Missão Impossível? Nós estamos na Missão impossível 3, então, não será possível fazer esse carnaval. Não tem a mínima condição”, declarou Rui Costa em coletiva de imprensa.

Para Costa, além do coronavírus e sua nova variante, a Ômicron, agora há a epidemia de Influenza, que torna a situação sanitária da Bahia ainda mais delicada.

“A maior alegria que a gente vai ter é de superar o vírus do coronavírus e agora esse vírus da gripe. Se no início de dezembro estava difícil de fazer carnaval, agora ficou impossível. Só uma pessoa completamente irresponsável faria carnaval nessas condições”, enfatizou o governador.

Por sua vez, a prefeitura de Belo Horizonte declarou que não irá patrocinar o Carnaval e nem realizar cadastro de blocos de rua e investimento com infraestrutura. A decisão foi pautada após orientação dos integrantes do Comitê de Enfrentamento e controle da pandemia.

Outra importante capital da rota do Carnaval é Fortaleza. O prefeito José Sarto (PDT) cancelou os editais destinados ao evento. A decisão da prefeitura foi influenciada após o adiamento da festa do Réveillon.

As capitais Palmas, São Paulo e Rio de Janeiro ainda não decidiram sobre Carnaval. As respectivas gestões afirmam que estão monitorando a nova variante do coronavírus e que uma decisão sobre o Carnaval deve ser tomada mais à frente.

Na cidade do Rio de Janeiro, os patrocinadores do Carnaval pressionaram o prefeito Eduardo Paes por uma decisão sobre a festa. Nesta terça-feira (4) haverá uma reunião entre os investidores e a gestão municipal para tomar uma decisão.

A principal preocupação das prefeituras do Rio e de São Paulo é com os blocos de rua, pois, ao contrário dos desfiles nos sambódromos, que permite controle sanitário, as festas de ruas aconteceriam sem qualquer tipo de controle e, dessa maneira, se tornariam ambientes propícios para a disseminação do coronavírus.

Apesar das incertezas em SP e RJ, as respectivas gestões municipais, por hora, já autorizaram mais de 600 blocos de rua. No entanto, as prefeituras afirmam que tais licenças podem ser cassadas a qualquer momento.

Carnaval SP: decisão sobre a festa deve ser anunciada no fim da 1ª quinzena de janeiro

Com o avanço da nova variante do coronavírus, a ômicron, e com o cancelamento das comemorações do Réveillon, a realização do Carnaval também foi posta em dúvida, principalmente quando o estado da Bahia e algumas cidades anunciaram o adiamento do festejo carnavalesco.

Na cidade de São Paulo paira no ar a dúvida sobre a realização ou não do Carnaval. Procurada pela reportagem da Fórum, a prefeitura da de São Paulo afirmou que “a realização do Carnaval de 2022 dependerá do cenário epidemiológico da cidade na ocasião”.

Além disso, a gestão municipal da capital paulista, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destaca uma decisão deve ser apresentada no final da primeira quinzena de janeiro.

“A pasta, que faz parte da comissão de avaliação das atividades do Carnaval, irá apresentar os dados do quadro epidemiológico – relativo à Covid-19 – e de assistência hospitalar para a Prefeitura. Essa avaliação deverá estar concluída na primeira quinzena de janeiro”, diz a nota.

Prefeitura de Salvador cancela Lavagem do Bonfim

O prefeito da cidade de Salvador (BA), Bruno Reis (DEM), confirmou nesta quarta-feira o cancelamento da tradicional Lavagem do Bonfim.

Seguindo a mesma linha do cancelamento do carnaval, Reis declarou que a decisão se deu por questões de segurança sanitária e, principalmente, por causa do avanço da ômicron e do vírus da gripe.

“Essa foi uma decisão conjunta entre a Prefeitura e a Basílica do Bonfim e, diante dessa transmissão que está ocorrendo, não podemos dar margem para contribuir para que nesses números possam aumentar ainda mais. Sendo assim, infelizmente, o dia da Lavagem do Bonfim será um dia normal na cidade, com a região da Cidade Baixa funcionando normalmente”, declarou Bruno Reis em coletiva.