O que o brasileiro pensa?
27 de junho de 2020, 00h05

Para 76% dos brasileiros, escolas devem continuar fechadas na pandemia, diz Datafolha

Maioria dos entrevistados pelo instituto de pesquisa é contra retomada das aulas presenciais em todas as faixas de renda e regiões

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Para 76% dos brasileiros, as escolas devem continuar fechadas nos próximos dois meses por causa da pandemia de coronavírus, segundo pesquisa Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.

O resultado da pesquisa mostra que, apesar de a maioria da população (52%) concordar com a reabertura do comércio em estados e municípios neste momento da pandemia, uma proporção bem menor (21%) defende a reabertura das escolas.

A maioria da população defende que as aulas presenciais ainda não sejam retomadas, em todas as faixas etárias e de renda e em todas as regiões do país, sem grandes diferenças.

O Datafolha ouviu 2.016 pessoas de todo o país na terça (23) e na quarta (24) por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para especialistas em educação e infectologistas, o pouco apoio para a retomada das aulas presenciais pode ser pelo temor de que os alunos não sigam as regras de distanciamento, devido à infraestrutura das escolas ou por causa dos deslocamentos necessários para chegar às escolas.

Nenhum estado decidiu retomar as aulas presenciais. Alguns governadores, como os de Goiás e do Distrito Federal, estudam reabrir parcialmente as unidades em agosto. Em São Paulo, a previsão é de retomada em setembro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum