Para combater a pandemia, França aceita ajuda de médicos cubanos em suas colônias

Depois da Itália e de Andorra, a França é o terceiro país europeu entre os mais atingidos pelo coronavírus a solicitar apoio de Cuba, que enviará médicos aos territórios franceses ultramarinos

Médico cubano chegando na Itália (foto: Prensa Latina)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Nesta terça-feira (31), o governo francês anunciou oficialmente que pediu ajuda ao governo de Cuba para enfrentar a pandemia de covid-19. A decisão tem como objetivo aumentar a quantidade de médicos nas colônias francesas na África, Oceania, e no continente americano.

 Os departamentos ultramarinos franceses da Martinica, Guadalupe, Guiana Francesa e Saint-Pierre-et-Miquelon serão os primeiros beneficiados com a presença dos médicos que serão enviados por Havana, que aproveita para avançar com sua estratégia de fortalecer uma diplomacia baseada na cooperação médica internacional.

Catherine Conconne, uma senadora francesa eleita pela Martinica – integrante do Partido Progressista da Martinica –, agradeceu o presidente Emmanuel Macron pela medida.

“Foi (uma medida) tomada principalmente para fortalecer os nossos centros hospitalares universitários. Faltam algumas especialidades médicas e temos dificuldade em trazer médicos da Europa. Esta decisão nos permite desfrutar das especialidades dos cubanos. Então, para mim, isto é uma vitória, uma grande alegria. Que este decreto chegue em meio de uma crise de coronavírus é muito bom”, afirmou a senadora, em entrevista à agência francesa RFI.

Além de Conconne, outros 20 parlamentares franceses haviam enviado uma carta ao Executivo em meados de março, exigindo ajuda médica cubana para enfrentar a pandemia. “Pedimos que se solicite ao governo cubano que disponibilize sem demora recursos médicos no âmbito da cooperação internacional para lidar com a emergência”, diz a carta.