Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de dezembro de 2015, 16h30

Para fundador do PSDB, democracia está ameaçada “pelos liberais”

Luiz Carlos Bresser Pereira participou nesta manhã, em São Paulo, de um ato público na de professores e intelectuais contra o impeachment; confira esta e outras falas

Luiz Carlos Bresser Pereira participou nesta manhã, em São Paulo, de um ato público na de professores e intelectuais contra o impeachment; confira esta e outras falas 

Por Redação* 

Enquanto um dos fundadores do PT, o ex-deputado Hélio Bicudo, protocola um pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff na Câmara dos deputados, um dos fundadores do principal partido de oposição, o PSDB, se posiciona contra o procedimento e ataca o que chama de uma “classe média orfã da política econômica”. A fala do economista Luiz Carlos Bresser Pereira foi no ato público “Professores contra o impeachment pela democracia”, realizado na manhã desta quarta-feira (16) na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo (SP).

“A democracia está ameaçada pelos liberais, que não aceitam premissas básicas dela, como os direitos civis e o sufrágio universal. A classe média orfã da política econômica fornece a militância para o golpe”, disse, acrescentando ainda que o impeachment falhará porque “o Brasil tem uma sociedade plural e uma classe trabalhadora ativa”.

Confira trechos de falas de outros intelectuais presentes no ato:

Paulo Arantes (Filosofia/USP) 

“Minha presença no ato é em solidariedade às vítimas do processo em marcha. Saindo ou não saindo o impeachment, estamos diante de uma onda avassaladora que está se despejando sobre o Brasil”.

Roberto Schwarcz (Letras/Unicamp)

“O impeachment vai enfraquecer a democracia. Desde a apuração dos votos em 2014 a oposição trabalha para tornar o Brasil ingovernável de maneira a poder dar o golpe alegando que o país está desgovernado”.

Marcos Nobre (Filosofia/Unicamp)

“A elite brasileira está canalizando o sofrimento social de uma crise econômica para dar o golpe. É a energia sequestrada de uma sociedade (…) A autodefesa de um sistema estruturalmente podre e corrupto resulta numa enganação coletiva, que é colocar os de baixo para apoiar uma proposta que basicamente beneficia os de cima”.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

*Com informações do Viomundo

Leia também:

Claudio Lembo: impedimento não pode ser arma para violar vontade popular 

Para constitucionalista, decisão do STF vai interpretar a Constituição para estabelecer rito de impeachment


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum