Para Macron, Europa tem de parar de comprar soja do Brasil para barrar desmatamento da Amazônia

Presidente francês fez declaração durante conferência que reúne cerca de 30 chefes de estado para discutir preservação de biodiversidade

O presidente da França, Emmanuel Macron (Foto Reprodução Twitter)
Escrito en GLOBAL el

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta terça-feira (12) que a Europa precisa evitar comprar soja produzida no Brasil para barrar o desmatamento na Amazônia.

Em seu Twitter, Macron escreveu: “Continuar dependendo da soja brasileira seria endossar o desmatamento da Amazônia. Somos coerentes com as nossas ambições ecológicas, lutamos para produzir soja na Europa”.

A publicação incluiu um vídeo em que ele fala da questão a jornalistas.

"Quando importamos a soja produzida a um ritmo rápido a partir da floresta destruída no Brasil, nós não somos coerentes", afirmou. "Nós precisamos da soja brasileira para viver? Então nós vamos produzir soja europeia ou equivalente", completou.

No entanto, o presidente francês não apresentou nenhum dado que comprovasse a relação entre desmatamento do bioma amazônico e produção de soja no Brasil.

As críticas foram feitas durante o “One Planet Summit”, evento realizado nesta semana em Paris, no qual Macron é anfitrião. O encontro reúne cerca de 30 chefes de Estado, empresários, representantes de organizações não-governamentais (ONGs). O Brasil não participa do evento. O tema neste ano foi dedicado à preservação da biodiversidade.

Veja a publicação e a fala de Macron.

https://twitter.com/EmmanuelMacron/status/1349064094180139009