Para diretor da Envolverde, modelo de desenvolvimento está fora da pauta

Adalberto Marcondes aponta ainda, em artigo, que falta preparo aos jornalistas para promover relação entre as pautas e questão ambiental

Escrito en MOVIMENTOS el

Adalberto Marcondes aponta ainda, em artigo, que falta preparo aos jornalistas para promover relação entre as pautas e questão ambiental

Por Redação

O modelo de desenvolvimento está no cerne da questão ambiental e os jornalistas ainda não estão, em grande parte, preparados para questionar este modelo. A constatação é do diretor de redação da revista eletrônica Envolverde, Adalberto Wodianer Marcondes, em artigo publicado na página. "Se há pautas relevantes que estão fora da mídia, são as que questionam de forma consistente o modelo de desenvolvimento que vem sendo mantido e estimulado no Brasil e no restante do mundo, baseado na produção cada vez maior de energia e o uso imoderado de recursos naturais e estimulado por demandas fictícias de necessidades de consumo", arremata.

Além desse questionamento, ele citou ainda a falta de transversalidade na apuração, quer dizer, a inclusão de temas ambientais em discussões que não envolvem o assunto diretamente. "A inter-relação entre os temas que mostram que a maioria das pautas tem uma vertente ambiental", lembra.

Marcondes enumera uma série de temas que o jornalista ambiental precisa conhecer para trabalhar, como biodiversidade, efeito estufa, camada de ozônio, agenda marrom, tecnologias ambientais empresariais, água e saneamento, ISO 14.000, indicadores de sustentabilidade, ISO 26.000, energia em todas as suas formas, entre outros.

Ele aponta um aumento do interesse da mídia convencional por temas ligados à questão ambiental, mas lamenta a falta de consistência em muitas delas, em que se deixa de lado algumas relações-chave. Na mídia específica, o desafio é muito mais o do financiamento.

A íntegra do texto está na página do Envolverde.

Temas