Parada Lésbica pede: "seja lésbica por um dia"

A 3ª Parada Lésbica de Brasília reúniu 6 mil pessoas no domingo para pedir fim da discriminação

Escrito en DIREITOS el

A 3ª Parada Lésbica de Brasília reúniu 6 mil pessoas no domingo para pedir fim da discriminação

Por Anselmo Massad

A 3º Parada Lésbica de Brasília, realizada no domingo, 16, reuniu 6 mil pessoas, segundo a Associação Lésbica Feminista de Brasília – Coturno de Vênus, organizadora da manifestação. A partir do lema "seja lésbica por um dia", o objetivo foi combater o preconceito e a discriminação contra homossexuais e bissexuais.

O movimento apresenta a idéia de se afirmar como lésbica como um rótulo político, por isso o pedido a pessoas e até empresas se assumirem assim por um dia para promover a solidariedade.

Para a diretora da Coturno de Vênus, Kelly Kotlinski, a receptividade foi positiva por parte da população. Segundo ela, a adoção de uma pauta mais política, desde 2006, contribuiu para ampliar a visibilidade lésbica, objetivo principal da manifestação.

Confira a entrevista

Fórum – Qual é a avaliação da Coturno de Vênus a respeito da 3ª Parada? Kelly Kotlinski – È muito positiva, porque o público foi grande, não só de lésbicas e gays, mas de familiares e amigos de homossexuais. Foram 6 mil pessoas reunidas em um dia de solidariedade.

Fórum – Como surgiu a idéia da parada em Brasília? Kelly – A idéia de fazer a Parada era dar visibilidade à luta das lésbicas. Normalmente, nós participamos em julho da Parada GLBT, mas o machismo é muito forte no país, e há muita dificuldade para colocar questões das mulheres até mesmo dentro da GLBT. A Parada Lésbica é organizada sempre perto do mês de agosto, que é o mês da visibilidade lésbica. A primeira foi organizada em 2005, quando 3 mil pessoas compareceram, sendo que nossa expectativa era de mil. Em 2006, chamamos outros movimentos sociais, na luta contra o machismo, pela reforma agrária, incluindo o movimento estudantil. E deu muito certo. Incluímos debates políticos dentro do evento, paralelamente à parte cultural, dos shows. Foram 4 mil pessoas.

Fórum – Como é a receptividade da população? Kelly – Legal você perguntar isso. A Parada é feita em uma rua de muito movimento mesmo aos finais de semana, a W3. Nós passamos com a Parada de um lado, com faixas e cartazes, e passam carros do outro lado. Então, muitos motoristas buzinam, acenam com a mão em apoio. A população tem um imaginário dos homossexuais, mas ao ver as faixas pedindo paz, o fim do machismo e da discriminação, dão apoio. Acho importante pontuar um fato. Na 1ª Parada, os moradores de um bloco de condomínio organizou um abaixo-assinado pedindo que nunca mais acontecesse uma parada ali. No texto, eles escreveram que as lésbicas "deveriam ter vergonha" e "ficar em casa" ou até "procurar tratamento". Era uma manifestação extremamente homofóbica. Depois disso, nunca mais tivemos esse tipo de reação. Ontem [domingo, 16], ao contrário, muitos moradores desceram para se juntar a nós.

Para conhecer mais: www.coturnodevenus.org.br