Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2012, 09h48

“Parece que estamos delirando"

O professsor Ildo Sauer, da Universidade de São Paulo (USP), afirmou ser contra a construção de usinas nucleares para gerar energia por conta da vasta opção de matrizes energéticas que o Brasil possui. A declaração foi dada em sua palestra no seminário nacional "Energia, Desenvolvimento e Soberania: Estratégias da CUT".

Sobre a retomada da construção da usina Angra 3, localizada em Angra dos Reis (RJ), Ildo comentou que o custo do megawatt/hora é muito além do que outras opções, como a energia hidrelétrica, pode fornecer. Segundo seu cálculo, o valor MW/h pode chegar a R$680,00. “Parece que estamos delirando”, afirmou o especialista, diante de confirmação de Edson Lobão, ministro das Minas e Energia, de construir cinqüenta usinas nucleares nos próximos 50 anos. As previsões são que a Angra 3 deverá estar em operação em um prazo de cinco anos.

Custo da energia

Ildo, em sua palestra, também afirmou que se faz extremamente necessário debater modelo de organização da indústria elétrica nacional. "Atualmente, cerca de 600 grandes empresas conseguem compram energia das distribuidoras. Pelo modelo energético brasileiro, vão ao mercado livre de energia, onde conseguem comprar a preço de custo”, afirmou o pesquisador. Ele se refere às distribuidoras que entregam energia às residências e conseguem um preço bem menor que aquele pago pelo consumidor comum.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags