?Parece que estamos delirando"

Escrito en NOTÍCIAS el

O professsor Ildo Sauer, da Universidade de São Paulo (USP), afirmou ser contra a construção de usinas nucleares para gerar energia por conta da vasta opção de matrizes energéticas que o Brasil possui. A declaração foi dada em sua palestra no seminário nacional "Energia, Desenvolvimento e Soberania: Estratégias da CUT".

Sobre a retomada da construção da usina Angra 3, localizada em Angra dos Reis (RJ), Ildo comentou que o custo do megawatt/hora é muito além do que outras opções, como a energia hidrelétrica, pode fornecer. Segundo seu cálculo, o valor MW/h pode chegar a R$680,00. “Parece que estamos delirando”, afirmou o especialista, diante de confirmação de Edson Lobão, ministro das Minas e Energia, de construir cinqüenta usinas nucleares nos próximos 50 anos. As previsões são que a Angra 3 deverá estar em operação em um prazo de cinco anos.

Custo da energia

Ildo, em sua palestra, também afirmou que se faz extremamente necessário debater modelo de organização da indústria elétrica nacional. "Atualmente, cerca de 600 grandes empresas conseguem compram energia das distribuidoras. Pelo modelo energético brasileiro, vão ao mercado livre de energia, onde conseguem comprar a preço de custo”, afirmou o pesquisador. Ele se refere às distribuidoras que entregam energia às residências e conseguem um preço bem menor que aquele pago pelo consumidor comum.