Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de janeiro de 2020, 17h58

Parlamento britânico dá primeira aprovação ao Brexit e saída poderia ser oficial ainda em janeiro

Ainda falta a votação na Câmara dos Lordes. Se conseguir a rápida finalização do processo de saída da União Europeia, o primeiro-ministro ultraconservador Boris Johnson cumpriria sua principal promessa de campanha, que o levou à vitória nas eleições de dezembro de 2019

Foto: Reprodução/Twitter

Em sessão histórica, a Câmara dos Comuns do Reino Unido aprovou nesta quinta-feira (9) o chamado “Brexit”, a saída do país da União Europeia. O projeto teve 330 votos a favor e 231 contra.

Agora, falta apenas a votação na Câmara dos Lordes. Segundo a mídia local, esta deveria acontecer antes do dia 31 de janeiro. Ou seja, se os defensores da saída contam com os votos suficiente, o Reino Unido iniciará o mês de fevereiro já não sendo parte do bloco continental europeu.

Caso concretize o trâmite ainda neste mês, o primeiro-ministro Boris Johnson cumpriria sua principal promessa de campanha: em dezembro, quando venceu as eleições gerais, o ultraconservador assegurou que finalizaria o divórcio com a Europa no prazo mais curto possível.

Segundo Steve Barclay, ministro especial para o Braxit, “este projeto permite a nossa saída com um acordo que garante certezas às empresas, direitos aos cidadãos e mais soberania, pois nos permite recuperar o controle do nosso dinheiro, das nossas fronteiras, das nossas leis e da nossa política comercial”.

O projeto prevê que o Reino Unido pagaria uma conta de cerca de 39 bilhões de libras à União Europeia para concretizar sua saída do bloco.

Os meios britânicos acreditam que a votação definitiva, na Câmara dos Lordes, poderia acontecer já na próxima semana, pois se especula que Johnson já conta com maioria para vencer esse segundo trâmite. O diário The Guardian especula que a assinatura da rainha Elizabeth, necessária para validar uma lei dessa envergadura, poderia acontecer no dia 22 ou 23 de janeiro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum