Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de janeiro de 2020, 16h41

Parlamento Europeu aprova o brexit e se despede oficialmente do Reino Unido

A Eurocâmara aprovou o projeto com 689 votos a favor, 49 contra e 13 abstenções. A votação foi o último trâmite do projeto nas instâncias europeias

Foto: Reprodução/Flickr

Falta pouco para a saída do Reino Unido da União Europeia ser oficializada. Algumas horas e alguns trâmites. A data marcada é o dia 31 de janeiro, e os trâmites finais tem a ver com a ratificação do acordo entre o país e o bloco europeu nos respetivos parlamentos.

Nesta quarta-feira (29), O Parlamento Europeu aprovou o projeto com 689 votos a favor, 49 contra e 13 abstenções. A votação foi o último trâmite do projeto nas instâncias europeias, portanto, para a União Europeia, o brexit já é oficial.

O resultado foi comemorado pelo líder ultradireitista britânico Nigel Farage, um dos mais antigos defensores da saída: “Este é último capítulo, o final da novela”, comparou o político, em sua intervenção, na qual também afirmou que “o bloco não é democrático”, e que, segundo ele “nós (ingleses) ainda amamos a Europa, mas simplesmente odiamos a União Europeia”.

Por sua parte, a presidenta da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen, deixou claro que apesar da separação, Bruxelas estaria disposta a negociar um acordo de livre comércio com o Reino Unido, e inclusive mantendo as tarifas alfandegárias a nível zero (como são atualmente), mas não a qualquer preço: “Defenderemos os padrões de proteção social, direitos dos trabalhadores, garantias de respeito ao meio ambiente e ao equilíbrio entre os concorrentes”, explicou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum