O que o brasileiro pensa?
07 de janeiro de 2020, 09h23

Parlamento iraniano aprova moção na que classifica EUA e Pentágono como “terroristas”

Congresso iraniano ratificou documento com o título de “dura vingança”. Nele, o Pentágono é chamado de “organização terrorista” e o governo dos Estados Unidos como “patrocinador do terror”

Congresso iraniano (Foto: Rreprodução Twitter)

Em resposta ao assassinato do general iraniano Qassem Soleimani durante um ataque aéreo realizado em Bagdá, no dia 3 de janeiro, o Parlamento do Irã decidiu aprovar uma moção na que classifica o ato como “terrorismo patrocinado pelos Estados Unidos”.

Segundo o presidente da Câmara, Ali Larijani, “a medida cruel tomada pelos Estados Unidos, de assassinar o general Soleimani, cuja responsabilidade foi admitida pelo presidente daquele país, nos leva a modificar nossas leis anteriores e declarar o Pentágono como uma organização terrorista, e aos seus comandantes, agentes e tropas como representantes de forças terroristas”.

Além da moção, o Legislativo iraniano também aprovou nesta terça-feira (7) uma lei que permitirá à GRI (Guarda Revolucionária Islâmica) retirar 200 milhões de euros do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Irã durante os próximos dois meses, e investi-los no “combate ao terror”.

Contudo, Larijani explicou que tal medida ainda precisa da permissão do líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, mas assegura que sua posição com respeito ao tema será favorável.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum