Pastor bolsonarista provoca aglomeração em culto com 11 mil pessoas na quadra da Grande Rio

Sem máscara, pastor Leonardo Sale, que fez campanha para Bolsonaro em 2018, circulou entre os fiéis - muitos deles sem o artefato - durante culto que foi transmitido também pelas redes sociais

Pastor Leonardo Sale (Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O pastor Leonardo Sale, fundador da Igreja Pentecostal Templo dos Milagres, provocou uma aglomeração de cerca de 11 mil pessoas, segundo dados divulgados pelos próprios participantes, na quadra da escola de samba Grande Rio, em Duque de Caxias, na baixada fluminense, na noite desta quarta-feira (3) em um megaculto que foi transmitido pelas redes sociais.

O pastor, que declarou voto e fez campanha em um vídeo para Jair Bolsonaro em 2018, divulgou o culto pedindo que os fiéis fossem de máscara de proteção facial, mas na imagem muitos fiéis e o próprio pastor aparece sem a medida de proteção.

A Grande Rio emitiu nota dizendo tem como diretriz ceder a sua quadra para eventos religiosos, sociais e culturais e que a responsabilidade, segundo a escola, é dos realizadores. Mas que, diante das imagens, vai fazer uma notificação a Leonardo Sale.

Restrições
Nesta quarta-feira (3), o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC) também descartou a possibilidade de ampliação nas medidas de isolamento e adoção de lockdown, como sugeriu uma carta de recomendação do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). Segundo a linha de Jair Bolsonaro (Sem Partido), Castro disse não acreditar em lockdown.

"Não, eu não acredito em lockdown. Deixei claro isso, só em uma última opção, se não houver nada a fazer. Temos que pensar fora da caixinha. Temos de pensar em alargamento de horário de serviço, você pode escalonar, para pessoas não ficarem juntas. Há mais ações para fazermos antes de um lockdown", afirmou.

Segundo Castro, o Rio de Janeiro está seguindo um "padrão europeu" com relação ao impacto do Coronavírus. "Ouvi de um especialista essa semana que a gente está seguindo o padrão europeu, talvez por o Rio ser porta de entrada, a gente está seguindo mais o padrão europeu do que o do resto do país. A gente tem o pico antes e desce antes", afirmou.

Na capital, o prefeito Eduardo Paes (DEM) anunciou nesta quinta-feira (4) novas restrições para tentar conter o avanço da Covid-19 no município.

Entre elas, estão a proibição de funcionamento de quiosques, boates e feiras de artesanato. A permanência nas ruas e em espaços públicos também ficará restrita no horário entre 23h e 5h.