Patroa paga fiança de R$ 20 mil e é liberada após morte de filho de empregada em Pernambuco

Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, morreu ao cair do nono andar de um prédio quando procurava pela mãe, trabalhadora doméstica que passeava com os cães da patroa

Miguel Santana Silva, que morreu ao cair de prédio no Recife (Reprodução)
Escrito en BRASIL el

A empregadora da mãe de um menino de 5 anos que morreu após cair do 9º andar de um prédio no bairro de São José, no Centro do Recife, na última terça-feira (3) foi libertada após pagar fiança de R$ 20 mil e acabou sendo liberada na delegacia. A mulher, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi autuada por homicídio culposo, por ter agido com negligência. Segundo a corporação, ela vai responder ao processo em liberdade.

Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, passava o dia com a mãe, a trabalhadora doméstica Mirtes Renata, no apartamento dos empregadores, localizado no 5º andar do Condomínio Píer Maurício de Nassau. Segundo a perícia, Miguel morreu após cair do nono andar e tudo aponta para um acidente.

"Fizemos o levantamento do local, constatamos alguns elementos materiais e verificamos que se trata de uma natureza da acidental", declarou o perito criminal André Amaral.

Em entrevista coletiva, transmitida pela internet, a polícia informou que tudo indica que Miguel sofreu o acidente quando procurava pela mãe, que tinha saído para passear com o cachorro dos patrões.

O delegado Ramón Teixeira afirmou que a moradora teve participação no caso. De acordo com ele, a dona do apartamento e patroa da mãe de Miguel "era a responsável legal pela guarda momentânea dele".

Ainda segundo o delegado, é um caso típico previsto no Artigo 13 do Código penal, que trata de ação culposa, por causa do não cumprimento da obrigação de cuidado, vigilância ou proteção.

"Ela tinha o dever de cuidar da criança. Houve comportamento negligente, por omissão, de deixar a criança sozinha no elevador", explicou.

O delegado informou que câmeras do circuito interno de segurança do condomínio mostram o momento em que a mulher permite que Miguel entre sozinho no elevador. "Ela ainda aperta em um dos botões no alto no painel do equipamento, em um andar superior ao do apartamento onde residia", afirmou.

“A moradora estava com a criança em casa, enquanto a mãe do menino passeava com o cachorro. A criança tentou ir atrás da mãe, uma vez, mas não conseguiu entrar no elevador. Na segunda vez, ele entrou no equipamento e se perdeu no prédio”, afirmou o delegado.

Com informações do Portal G1

Temas