Paulo Guedes recebe apoio de industriais para criação de nova CPMF

Antes, Guedes acompanhou Bolsonaro no lançamento de um conselho que reúne empresários bolsonaristas para discutir a reforma administrativa

Bolsonaro na Fiesp com empresários do Conselho Superior Diálogo pelo Brasil (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en NOTÍCIAS el

Em agenda em São Paulo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se encontra na tarde desta quinta-feira (5) com a diretoria do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) para receber apoio para criação de um novo imposto nos moldes da extinta Contribuição Provisória para Movimentações Financeiras (CPMF).

A nova taxação sobre o valor agregado, ou Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45, que institui a reforma tributária, e tem enfrentado resistência de empresários dos setores de varejo, comércio e serviços, sob a alegação de que aumentará a carga tributária de certas atividades.

Os industriais apresentarão uma proposta de um tributo nos moldes da CPMF, de cobrança sobre a movimentação financeira. A indústria avalia que é necessário um imposto de alto valor agregado mais simples, que é o previsto ma PEC 45”, afirmou fonte do setor ao Valor Econômico.

Reforma administrativa
Antes de encontrar os industriais, Guedes acompanhou Jair Bolsonaro no lançamento do Conselho Superior Diálogo pelo Brasil, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O órgão reúne empresários bolsonaristas como Flávio Rocha, da Riachuelo, e Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco, e vai opinar sobre a reforma administrativa, que prevê o enxugamento do funcionalismo público.

Nesta primeira reunião, participam nomes como André Bier Gerdau Johannpeter (Gerdau), Antonio Filosa (Fiat), Carlos Alberto de Oliveira Andrade (Caoa), Carlos Zarlenga (GM América do Sul), Christian Gebara (Vivo), Dan Ioschpe (Iochpe-Maxion), Elie Horn (Cyrela), Fábio Coelho (Google), Flavio Rocha (Lojas Riachuelo), Francisco Gomes Neto (Embraer), Jerome Cadier (Latam Airlines Brasil), João Carlos Brega (Whirpool América Latina), João Guilherme Sabino Ometto (Grupo São Martinho), Lorival Nogueira Luz Junior (BRF), Luiz Carlos Trabuto Cappi (Bradesco), Marc Allen (Boeing Brasil-Commercial), Marcelo Melchior (Nestlé), Marcos Lutz e Rubens Ometto (Cosan), Philipp Schiemer (Mercedes-Benz), Rogélio Golfarb (Ford), Sergio Rial (Santander), Victorio De Marchi (AmBev), além de representantes de Hapvida, Bio Ritmo/Smart Fit, Tupy, Minerva Foods, WEG, Procter & Gamble Brasil, Accord, Rede D'Or, Bunge, Duratex e Saint Gobain.