Paulo Pimenta alerta para sinais de que Bolsonaro prepara golpe institucional

Para o deputado federal do PT, decreto que facilita a compra de armas se soma a declarações do titular do Planalto que colocam em xeque sistema eleitoral

Paulo Pimenta (PT-RS) e Jair Bolsonaro (Foto Montagem Gustavo Bezerra e Reprodução/Redes Sociais)
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) alertou nesta segunda-feira (15) para os sinais cada vez mais evidentes, em sua visão, de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prepara um golpe ou ruptura institucional.

O mais recente e mais preocupante, na avaliação, dele, são os decretos que facilitam a aquisição de armas e munições e dificultam a fiscalização.

“Não só as declarações de militares revelando detalhes de iniciativas nessa direção, como principalmente as declarações e atitudes do próprio presidente questionando a legitimidade do sistema eleitoral brasileiro”, escreveu Pimenta. “Os novos decretos sobre armas e munições que dificultam a fiscalização e facilitam a formação de milícias privadas, tem relação direta com o projeto autoritário de não reconhecer uma eventual derrota ou até mesmo um impeachment”, alertou o parlamentar.

https://twitter.com/DeputadoFederal/status/1361365515353088011
https://twitter.com/DeputadoFederal/status/1361366126891053057

Na sequência dos tuítes, Pimenta publicou um vídeo em que detalha sua preocupação com esses novos decretos.

“Ele está armando parte da base social que o apoia, que despreza a Constituição Federal e que tem dito repetidas vezes que não sabe se vai reconhecer o resultado das eleições caso elas não sejam favoráveis”, disse o deputado.

“Tenho expectativa de que a gente consiga barrar esses decretos, ou no Congresso nacional ou no STF”, disse ele na transmissão.

Para ele, o assunto é grave e vai demandar denúncias até fora do país. “Precisamos ir para além da nossa bolha”, afirmou.

https://twitter.com/DeputadoFederal/status/1361371586138238976