Fórumcast, o podcast da Fórum
11 de abril de 2013, 17h05

Paulo Pimenta pede explicações sobre verbas publicitárias

Deputado petista protocolou requerimento que solicita explicações da ministra Helena Chagas sobre os critérios para o direcionamento da mídia publicitária do governo federal

Deputado petista protocolou requerimento que solicita explicações da ministra Helena Chagas sobre os critérios para o direcionamento da mídia publicitária do governo federal

Da Redação 

Paulo Pimenta critica a concentração de verbas publicitárias federais nos grandes meios de comunicação (Foto: paulopimenta.com.br)

Nesta quarta-feira, 10, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) protocolou um requerimento junto ao Gabinete da Liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados para que a ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, explique quais os critérios utilizados para o direcionamento da verba publicitária do governo federal.

No requerimento, o parlamentar pede pra que seja realizado um seminário, com data a ser definida, para discutir a “democratização dos meios de comunicação no Brasil”. Pimenta solicita que, além da ministra Helena Chagas, sejam também convidados representantes de blogueiros, das rádios comunitárias e mídias regionais.

“Quero levar para dentro da bancada do PT este debate. Já estamos há mais de 10 anos com governos populares neste país, com o presidente Lula e agora com a presidenta Dilma, mas em praticamente nada se alterou a concentração das verbas publicitárias do governo federal para os grandes meios de comunicação, em detrimento de uma política de afirmação de uma mídia regional e de formas alternativas de informação”, afirmou Pimenta.

Outro ponto  levantado pelo deputado petista é o processo de judicialização, encabeçado por grandes meios de comunicação, que pretende “asfixiar e calar pelo bolso jornalistas independentes e profissionais com atuação em mídias alternativas, como sites e blogues”

Segundo Pimenta, o episódio mais recente desse processo de judicialização foi contra o site VioMundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, que foi condenado a pagar R$ 30 mil a Ali Kamel, diretor da Central Globo de Jornalismo.

Veja abaixo o pedido do deputado Paulo Pimenta.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum