Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
11 de novembro de 2016, 11h27

Paulo Teixeira entra com representação no MP contra morte dos 5 jovens em São Paulo

Paulo Teixeira (PT) entrou com representação no MP contra enterro dos jovens como indigentes.

Após ato contra impunidade na morte de 5 jovens em São Paulo e suspeita de envolvimento policial, Paulo Teixeira (PT) entrou com representação no MP contra enterro dos jovens como indigentes.

Por Matheus Moreira

O deputado federal Paulo Teixeira (PT) entrou, na quinta-feira (10) com representação no Ministério Público contra a Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo por ameaçar enterrar os cinco jovens mortos em São Paulo como indigentes caso a família não retire os corpos do IML. Os familiares se recusam a retirar os corpos diante da negativa dos legistas em realizar novas perícias para esclarecer a morte dos “5 da zona leste”.

Teixeira aponta para violação grave de Direitos Humanos por parte do governo estadual, sob comando de Geraldo Alckmin (PSDB), e reitera que os familiares colocaram à disposição peritos indicados por eles, mas que indicação foi ignorada pelo governo.

A representação pede que a Procuradoria-Geral de Justiça assuma a responsabilidade sobre a investigação e sobre o inquérito imediatamente, bem como viabilize novas perícias “a bem da investigação e da busca da verdade real” com participação de eventuais “assistentes técnicos indicados pelos familiares”, além de identificar e afastar os policiais e autoridades que atuavam na área do desaparecimento dos 5 jovens ou autoridades que se contrapuserem ao “completo esclarecimento dos fatos” e, por fim, “adoção de providências com vistas à proteção dos familiares das vítimas”.

O documento foi protocolado ontem, quinta-feira (10), ao procurador-geral de Justiça Gianpolo Poggio Smanio. Sobre o caso, durante o ato-vigília pela morte dos jovens, realizado em São Paulo, Douglas Belchior, que foi candidato a vereador pelo PSOL nas eleições de 2016, foi contundente ao pedir manifestação de parlamentares sobre o caso e apoiou a atitude do deputado: “É muito importante que deputados cumpram essa tarefa. Se o Paulo Teixeira fez isso, parabéns. Tamo junto”.

Foto: Thais Siqueira


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum