Pazuello anuncia início de vacinação no dia 20 e chama governadores para “ato simbólico” de entrega das doses

Em SP, governo começa imunização em seis hospitais de referência já nesta segunda (18)

Cópia do convite enviado a governadores para entrega simbólica das vacinas (Foto Reprodução)
Escrito en NOTÍCIAS el

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse neste domingo (17), durante entrevista coletiva no Rio de Janeiro, que a campanha de vacinação contra a Covid-19 no país vai começar na próxima quarta-feira (20), às 10h, “simultaneamente”.

Com isso, desvendou o “mistério” de qual seria o dia “D”, hora “H”, em que a campanha começaria. Esses foram os termos que ele usou para definir, há alguns dias, quando a imunização seria iniciada. E que viraram meme.

As doses que serão usadas são do lote de 6 milhões do imunizante CoronaVac importado da China. O produto foi desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac e importado pelo Instituto Butantan, que vai fabricá-las no Brasil.

Pazuello enviou a governadores um convite para fazer um “ato simbólico” de entrega das vacinas que cabem a cada estado, às 7h desta segunda-feira (18), no aeroporto de Guarulhos. Elas foram levadas do Butantan para o depósito na tarde deste domingo.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), publicou em seu Twitter uma foto do convite que recebeu. Depois, postou uma foto mostrando que estava em um avião a caminho de São Paulo, para atender ao convite.

https://twitter.com/fatimabezerra/status/1350902515248848896

SP começa antes

Como as doses estão em São Paulo, o governo paulista começa a vacinação já nesta segunda-feira (18). A imunização vai começar com os Hospitais da Clínicas de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas (da Unicamp), Botucatu (da Unesp), Marília (Famema) e Hospital de Base de São José do Rio Preto. Na sequência, segundo o governador João Doria (PSDB), ela será estendida aos profissionais de saúde de todos os hospitais públicos e privados.

Em seguida, as vacinas e insumos também serão enviados para as prefeituras do estado, “com recomendação de prioridade a profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia”, disse o tucano.

Neste domingo, 112 profissionais de saúde já foram imunizados, segundo o governo paulista. A primeira a receber a dose foi a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos.

“Que a população acredite na vacina. Estou falando agora como mulher, brasileira, mulher negra, que acreditem na vacina. Vamos pensar no monte de vidas que nós perdemos, quantas famílias nós perdemos, quantos pais, mães, irmãos. Eu quase perdi um irmão também com Covid. E diante disso é que eu tomei coragem e participei da campanha da vacina”, afirmou ela.