PEC dos Precatórios: Alexandre Frota diz que “PSDB orientou institucionalizar a propina”

A proposta recebeu 323 votos a favor e 172 contra. Eram necessários 308 para aprovação; agora a matéria segue para o Senado

O deputado deferal Alexandre Frota - Foto: Valter Campanato/Agencia Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Na noite desta quarta-feira (10) foi aprovada, em 2º turno, na Câmara dos Deputado, a PEC dos Precatórios, que tem sido chamada pela oposição de "PEC do calote" por driblar o pagamento de dívidas judiciais (chamadas de precatórios).

A matéria contou com 323 votos a favor e 172 contra.

Entre os partidos que votaram pela aprovação está o PSDB, fato que desagradou o deputado Alexandre Frota que, ao criticar a legenda da qual faz parte, disse que o partido votou pela "institucionalização da propina".

"Incrível! O PSDB orientou via Rodrigo de Castro para votar sim e institucionalizar a propina", disse Frota.

https://twitter.com/77_frota/status/1458339795814567940

Na manhã desta quarta-feira (10), o deputado, por meio de suas redes sociais, voltou a criticar os parlamentares que votaram a favor da PEC. "Deram aval para a corrupção. Esse é o sistema. Não vai mudar", lamentou Frota.

https://twitter.com/77_frota/status/1458373608095551492

PEC dos Precatórios: Sob críticas de “calote”, Câmara aprova proposta em segundo turno

Apesar de partidos de oposição terem revertido o voto de deputados que foram favoráveis à PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados, a proposta foi aprovada com facilidade em segundo turno, nesta terça-feira (9). O projeto, apelidado de PEC do Calote por driblar o pagamento de dívidas judiciais (chamadas de precatórios), é um artifício do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes para implementar um programa social temporário em ano eleitoral, o Auxílio Brasil, após o governo ter encerrado o Bolsa Família. O texto segue para o Senado.

A proposta, fortemente apoiada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), recebeu 323 votos a favor e 172 contra. Eram necessários 308 para aprovação. Apenas PT, MDB, PSB, PDT, Podemos, PSOL, PCdoB, Novo e Cidadania orientaram voto contrário. A única representante da Rede, Joenia Wapichana, está em missão na COP-26 e, por isso, não orientou.

PSL. PL, PP, PSD, PSDB, Republicanos, DEM, Solidariedade, PSC, Pros, PTB, Avante e Patriota foram favoráveis.

Oposição deu 14 votos a favor da PEC dos Precatórios


No primeiro turno, a proposta passou com 312 votos a favor e 144 contrários. Entre os partidos de oposição, o PDT foi o único a orientar voto a favor da proposta encabeçada pelo governo Bolsonaro e acabou sendo fundamental para sua aprovação naquele momento. Apesar de a legenda ter mudado de posição no segundo turno e revertido a maioria dos votos, o cenário foi diferente e o governo conseguiu aprovar mesmo assim.

Outro partido de oposição que registrou votos favoráveis no primeiro turno, o PSB mudou apenas 1 voto. Nove socialistas foram favoráveis à PEC dos Precatórios no segundo turno. Juntos, PDT e PSB deram 14 votos a favor da PEC dos Precatórios nesta terça-feira. No primeiro turno, foram 25.