Pesquisa aponta que Dilma e Lula sairiam vitoriosos nas eleições presidenciais de 2014

Levantamento da CNT (Confederação Nacional do Transporte) também mostrou que 75,7% dos brasileiros aprovam a presidenta Dilma Rousseff

Reprodução
Escrito en BRASIL el

Levantamento da CNT (Confederação Nacional do Transporte) também mostrou que 75,7% dos brasileiros aprovam a presidenta Dilma Rousseff

Por Felipe Rousselet

Pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), divulgada hoje (3), apontou que a aprovação pessoal da presidenta Dilma Rousseff chegou a 75,7%. O índice é superior ao do ex-presidente Lula para o mesmo período do primeiro mandato. Na época, o ex-presidente registrava 54,1% de aprovação pessoal. Entre os dias 18 e 22 de julho, a pesquisa ouviu duas mil pessoas.

Em relação ao desempenho do atual governo, 56,6% dos entrevistados avaliam positivamente a gestão da presidenta Dilma Rousseff. Em agosto de 2011, data do último levantamento da CNT, o índice de aprovação era de 49,2%. A avaliação negativa caiu de 9,3% para 7%.

A pesquisa também simulou dois cenários para as eleições presidenciais de 2014. No primeiro, Lula aparece com 69,8% das intenções de voto, o senador Aécio Neves com 11,9%, e o governador pernambucano, Eduardo Campos com 3,2%. No segundo, substituindo Lula por Dilma, a atual presidente aparece em primeiro com 59%, Aécio Neves com 14,8% e Eduardo Campos com 6,5%.

Sobre a crise econômica mundial, 38,4% dos entrevistados revelaram preocupação e disseram que deixaram de comprar. Por outro lado, 60,8% não diminuíram o ritmo de consumo. Os principais desejos de consumo dos brasileiros apontados pela pesquisa são a casa própria (57%), carro novo (17,9%), móveis e eletrodomésticos (8,2%), viagem internacional (7,4%) e televisão moderna (1,9%).

Foto de capa: Ricardo Stuckert/ Presidência da República