Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de junho de 2016, 12h38

Pesquisa aponta que princesas da Disney podem gerar efeito limitador para meninas

Garotas em idade pré-escolar consultadas pelo levantamento já estão preocupadas com padrões de beleza e se mostram menos propensas a brincadeiras com as quais possam se sujar ou se machucar.

Garotas em idade pré-escolar consultadas pelo levantamento já estão preocupadas com padrões de beleza e se mostram menos propensas a brincadeiras com as quais possam se sujar ou se machucar

Por Redação

Um estudo realizado pela pesquisadora Sarah M. Coyne, da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição a desenhos de princesas do estilo Disney pode gerar comportamentos estereotipados sobre o gênero feminino. O levantamento traz dados relevantes sobre o efeito que eles teriam em crianças com idade pré-escolar e do jardim de infância.

O texto aponta que questões de autoestima e comportamento são alteradas, já que as meninas apresentaram menor propensão a brincadeiras com as quais pudessem se sujar ou se machucar, bem como passaram a almejar padrões de beleza estabelecidos pela mídia.

Enquanto isso, o impacto desse tipo de produto em meninos se mostrou positivo, segundo a pesquisadora, por ajudar a romper com a hipermasculinização dos brinquedos e desenhos associados a eles, como super-heróis.

A pesquisa foi feita a partir de relatórios enviados por pais e professores de 198 crianças de 3 a 4 anos de idade. Coyne também avaliou a escolha de brinquedos por ordem de preferência dos pequenos e a classificação deles como brinquedos “de meninas”, “de meninos”, ou “neutros”.

Foto: WikiMedia Commons – usuário Zanimum


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum