Pesquisa CNT/MDA aponta vitória de Dilma no primeiro turno

Contra Aécio e Campos, presidenta registra 43,4% das intenções de voto; segundo levantamento, aprovação do governo chega a 39%

Escrito en POLÍTICA el
[caption id="attachment_35784" align="alignright" width="360"] Dilma com os profissionais do programa Mais Médicos, que deve atender cerca de 50 milhões de brasileiros até abril de 2014 (Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)[/caption]

Contra Aécio e Campos, presidenta registra 43,4% das intenções de voto; segundo levantamento, aprovação do governo chega a 39%

Da Redação

A presidenta Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno se a disputa no ano que vem for contra o senador Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), segundo pesquisa do instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta quinta-feira (7). Neste cenário, Dilma teria 43,4% das intenções de voto, Aécio, 19,3% e Campos, 9,5%.

De acordo com a pesquisa, 20% votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 7,8% não sabem ou não responderam. As entrevistas foram estimuladas, ou seja, quando são apresentados os nomes dos candidatos, e foram ouvidas 2.005 pessoas entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro em 135 municípios de 21 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa também propôs outro cenário aos entrevistados, com a substituição de Eduardo Campos por Marina Silva. Neste caso, Dilma registraria 40,6% das intenções de voto contra 22,6% da ex-ministra do Meio Ambiente. Já Aécio Neves aparece com 16,5% dos votos. Brancos ou nulos somariam 14,9% e 5,4% dos entrevistados não souberam responder. Com a Marina na disputa, o instituto aponta um possível segundo turno.

Essa é a primeira pesquisa após Marina Silva se juntar ao governador de Pernambuco. No último levantamento da CNT, de setembro, Marina registrava 22% das intenções de voto, numa disputa com Dilma, Aécio e Campos. O instituto aponta que sete pontos percentuais migraram para Dilma, quatro pontos para Campos, quatro pontos para Aécio e outros cinco pontos para brancos e nulos.

Num segundo turno, Dilma venceria se a disputa fosse com qualquer um dos três candidatos. Contra Campos, a presidenta teria 49,2% e ele, 17,5%. Contra Aécio Neves, Dilma venceria com 46,6% contra 24,2% do tucano. Com Marina, Dilma venceria com 45,3% e Marina teria 29,1%.

Aprovação de Dilma A pesquisa também apontou que o governo de Dilma Rousseff tem a aprovação de 39% da população. O índice supera o registrado na pesquisa anterior, de setembro, quando o governo teve avaliação positiva de 38,1%. A avaliação negativa do governo chega a 22,7% dos entrevistados.

Já o desempenho pessoal da presidenta foi avaliado como positivo por 58,8% dos entrevistados. O dado mostra estabilidade em comparação à última pesquisa quando o percentual foi 58%. O índice de desaprovação do desempenho pessoal de Dilma é 38,9%.

A presidenta Dilma Rousseff apresentou ainda 18,9% da intenção espontânea de voto. Em seguida, aparecem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (7,5%), Aécio Neves (6,7%) e Marina Silva (5,6%). Na pesquisa espontânea, não são apresentadas opções de possíveis candidatos.

(Com informações da Agência Brasil)

Leia também:
Articulação da oposição não é coisa de anão e nem passa só por Marina, Aécio e Eduardo Campos
Marina no PSB é pragmatismo na veia e a morte da Rede
Vox Populi: Dilma lidera e venceria no primeiro turno em 2014