Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de novembro de 2013, 12h18

Pesquisa CNT/MDA aponta vitória de Dilma no primeiro turno

Contra Aécio e Campos, presidenta registra 43,4% das intenções de voto; segundo levantamento, aprovação do governo chega a 39%

Dilma com os profissionais do programa Mais Médicos, que deve atender cerca de 50 milhões de brasileiros até abril de 2014 (Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)

Contra Aécio e Campos, presidenta registra 43,4% das intenções de voto; segundo levantamento, aprovação do governo chega a 39%

Da Redação

A presidenta Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno se a disputa no ano que vem for contra o senador Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), segundo pesquisa do instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta quinta-feira (7). Neste cenário, Dilma teria 43,4% das intenções de voto, Aécio, 19,3% e Campos, 9,5%.

De acordo com a pesquisa, 20% votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 7,8% não sabem ou não responderam. As entrevistas foram estimuladas, ou seja, quando são apresentados os nomes dos candidatos, e foram ouvidas 2.005 pessoas entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro em 135 municípios de 21 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa também propôs outro cenário aos entrevistados, com a substituição de Eduardo Campos por Marina Silva. Neste caso, Dilma registraria 40,6% das intenções de voto contra 22,6% da ex-ministra do Meio Ambiente. Já Aécio Neves aparece com 16,5% dos votos. Brancos ou nulos somariam 14,9% e 5,4% dos entrevistados não souberam responder. Com a Marina na disputa, o instituto aponta um possível segundo turno.

Essa é a primeira pesquisa após Marina Silva se juntar ao governador de Pernambuco. No último levantamento da CNT, de setembro, Marina registrava 22% das intenções de voto, numa disputa com Dilma, Aécio e Campos. O instituto aponta que sete pontos percentuais migraram para Dilma, quatro pontos para Campos, quatro pontos para Aécio e outros cinco pontos para brancos e nulos.

Num segundo turno, Dilma venceria se a disputa fosse com qualquer um dos três candidatos. Contra Campos, a presidenta teria 49,2% e ele, 17,5%. Contra Aécio Neves, Dilma venceria com 46,6% contra 24,2% do tucano. Com Marina, Dilma venceria com 45,3% e Marina teria 29,1%.

Aprovação de Dilma

A pesquisa também apontou que o governo de Dilma Rousseff tem a aprovação de 39% da população. O índice supera o registrado na pesquisa anterior, de setembro, quando o governo teve avaliação positiva de 38,1%. A avaliação negativa do governo chega a 22,7% dos entrevistados.

Já o desempenho pessoal da presidenta foi avaliado como positivo por 58,8% dos entrevistados. O dado mostra estabilidade em comparação à última pesquisa quando o percentual foi 58%. O índice de desaprovação do desempenho pessoal de Dilma é 38,9%.

A presidenta Dilma Rousseff apresentou ainda 18,9% da intenção espontânea de voto. Em seguida, aparecem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (7,5%), Aécio Neves (6,7%) e Marina Silva (5,6%). Na pesquisa espontânea, não são apresentadas opções de possíveis candidatos.

(Com informações da Agência Brasil)

Leia também:
Articulação da oposição não é coisa de anão e nem passa só por Marina, Aécio e Eduardo Campos
Marina no PSB é pragmatismo na veia e a morte da Rede
Vox Populi: Dilma lidera e venceria no primeiro turno em 2014


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum