Pesquisa XP: Lula venceria Bolsonaro em 2022 com diferença de nove pontos

Ciro Gomes foi o que mais caiu nas intenções de voto, passando de 9% para 6%

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

A mais recente pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (11), mostra que o ex-presidente Lula (PT) ampliou a sua vantagem sobre Jair Bolsonaro nas intenções de voto do segundo turno de 2022. O levantamento aponta que o petista venceria o atual presidente com uma folga de nove pontos. A diferença era de dois na última pesquisa.

No primeiro turno, Lula aparece quatro pontos à frente de Jair Bolsonaro - uma diferença de três pontos desde o último levantamento, que apontava o petista com 32% contra 28% do ex-militar.

No segundo turno, a diferença chega a nove pontos: Lula cresceu de 42% para 45%. Bolsonaro, no entanto, tomou o caminho inverso: ele caiu de 40% para 36%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foi o que mais caiu nas intenções de voto, passando de 9% para 6%. O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, oscilou de 8% para 7%, assim como o apresentador Luciano Huck, que passou de 5% para 4%.

Em um cenário sem o ex-presidente Lula, no entanto, Ciro venceria Bolsonaro no segundo turno. Neste caso, o pedetista conquistaria 41% dos votos contra 37% do atual presidente.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados ao entrevistado os nomes dos candidatos, Lula e Bolsonaro aparecem empatados, com 24%.

A pesquisa somou 8% de votos brancos e nulos, enquanto 36% não responderam. Foram feitas 1.000 entrevistas por telefone, de abrangência nacional, nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.