Pessoas tomam banho de esterco na Índia para “fortalecer imunidade” contra a Covid

Médicos têm alertado a população que espalhar estrume de vaca pelo corpo não protege contra a Covid-19 e que ainda há risco de contágio por outras doenças

Foto: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

No estado de Gujarat, na Índia, algumas pessoas têm ido a currais uma vez por semana para cobrir o corpo de esterco e urina de vaca, na esperança de que isso fortaleça a imunidade contra o coronavírus ou mesmo que possa ajudá-los a se recuperar da doença.

O fato fez com que médicos alertassem à população que espalhar estrume de vaca pelo corpo não protege contra a Covid-19 e que ainda há risco de contágio por outras doenças.

Até o momento, foram notificadas na Índia mais de 22,6 milhões de infectados e cerca de 246 mil mortes notificadas oficialmente (os especialistas dizem que o número real pode ser até 10 vezes maior). Há falta de leitos hospitalares, oxigênio e remédios e, assim, muitos morrem sem tratamento.

O doutor J.A. Jayalal, presidente da Associação Médica Indiana, afirmou que não há nenhuma comprovação científica de que estrume e urina de vaca fortalecem a imunidade contra a Covid-19.

"Há risco à saúde ao usar esses produtos. Doenças dos animais podem contaminar os humanos", afirmou.

Além disso, há aglomeração de pessoas nesses rituais, o que vai contra as orientações mundiais de especialistas para evitar a disseminação da Covid.

Com informações do G1