Petroleiros do Norte Fluminense apresentam à Alerj saídas para reindustrializar o Rio de Janeiro

Os trabalhadores organizados do Brasil têm soluções para a depressão econômica com acelerada desindustrialização, que sejam ouvidos.

Teseu Bezerra, coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense e Andé Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em encontro de 28 de janeiro de 2021.
Escrito en OPINIÃO el

Na Alemanha, um dos países mais industrializados do mundo, a maior Central Sindical Alemã Confederação dos Sindicatos Alemã- DGB, que representa milhões de trabalhadores da indústria e abrange 16 ramos produtivos, tem forte peso nas decisões da economia.

Em 1951, no ramo da mineração e siderurgia, os trabalhadores conquistaram a Betriebsrat (cogestão), com representação equitativa nas empresas. Nos conselhos de administração deste ramo, metade é constituído por representantes dos acionistas e metade pelos trabalhadores e sindicatos. Em estabelecimentos menores de mil trabalhadores de outros setores industriais e de serviço, embora não seja paritária, existe participação dos trabalhadores nas decisões.

Há 3 décadas, a jornada de trabalho na Alemanha é de 35 horas e, em 2019, o ramo siderúrgico-eletrônico conquistou jornada de 28 horas por dois anos com garantia de emprego e sem restrições do empregador.

Esse alto grau de participação dos trabalhadores reflete em toda a Alemanha nas decisões econômicas, nas políticas de geração de emprego e renda, na defesa do meio ambiente e na repartição dos recursos. Historicamente, a DGB defende a "democracia econômica", porque entendem que não é possível haver cidadania plena com desigualdade social.

Foi com a participação dos trabalhadores organizados nas decisões que a Alemanha se tornou um dos países mais desenvolvidos do mundo, com crescimento econômico e desenvolvimento tecnológico. Há uma década, em 2011, nascia na Alemanha o conceito de Indústria 4.0, a 4a Revolução industrial.

No Brasil, ao contrário, os sindicatos são criminalizados pela mídia, patrões e governos e com isso perdermos uma grande chance de ouvir os trabalhadores para se buscar saídas para a depressão econômica que as políticas neoliberais mergulharam o país.

Petroleiros apresentam saídas para a geração de emprego e renda ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos estados brasileiros mais dependentes da cadeia do petróleo, que há 7 anos vem recebendo ataques brutais, das políticas neoliberais, com seu braço judiciário, a lava-jato. Cidades como Macaé, conhecida como a "Capital Nacional do Petróleo" sofreram impactos absurdos com o ataque neoliberal a maior indústria do país, a Petrobras. Só no primeiro ano da Lava-jato a cidade perdeu 40 mil postos de trabalho. Macaé era o segundo maior parque hoteleiro do Estado do Rio, tinha cerca de 10 mil leitos, pós lava-jato, a cidade fechou 5 hotéis.

A desindustrialização acelerada do Brasil, após o golpe, ganhou força com a política de Guedes no governo Bolsonaro e a reação da crise é em cadeia, não afeta apenas os petroleiros, mas toda a sociedade e inúmeros setores da economia. A indústria naval, por exemplo, que ganhou grande impulso com a criação de estaleiros durante o governo Lula e a lei de conteúdo local do governo Dilma, foi destruída no estado, após o golpe de 2016.

Para se contrapor a isso, e articular uma frente ampla em defesa da Petrobras, na última quinta-feira (28/01), os petroleiros do Sindicato dos Petroleiros Norte-Fluminense apresentaram propostas de geração de emprego e renda ao presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano. Participaram da reunião a assessoria fiscal da Alerj, o Coordenador-geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, Carlos Takashi (Dieese), Rodrigo Leão (Ineep), Dr. Ricardo Garcia (Médico do Trabalho) e Fábio Lima, (assessor da Veredas).

O coordenador Geral do Sindipetro-NF apresentou documentos com dados que comprovam a redução de empregos na Bacia de Campos e os impactos da crise para a região do Norte-Fluminense e para todo o Estado do Rio de Janeiro: "Demos o primeiro passo pra estreitar a relação entre o sindicato e a ALERJ e o presidente se mostrou disposto a contribuir, realizar audiências públicas para buscarmos melhorias para esse cenário, inclusive, com a participação dos prefeitos, senadores e deputados federais do estado", disse Tezeu.

O representante do Ineep, Rodrigo Leão, apresentou dados importantes sobre o risco da saída da Petrobras da Bacia de Campos e o desmonte de toda a cadeia de petróleo e gás. A troca da Petrobrás pelo setor privado na exploração de Petróleo na Bacia de Campos e a redução dos investimentos gerarão grandes impactos para a economia do Rio de Janeiro e, em especial, para a região do Norte Fluminense.

Exaustivas jornadas e Covid-19

Apenas na última semana 5 petroleiros do Norte Fluminense morreram vítimas da Covid-19. A exaustiva jornada (12 horas por dia), imposta pela administração da Petrobras com o desmonte em curso, vem prejudicando gravemente a vida dos petroleiros.

O desmonte do benefício de assistência à saúde, a Assistência Multidisciplinar de Saúde - AMS-Petrobras e os impactos da pandemia de Covid-19 na Petrobrás também foram temas de debate no encontro.

A pressão dos sindicatos dos petroleiros junto ao Ministério Público do Trabalho, Anvisa e outros órgãos, obrigou a Petrobras a adotar protocolos de prevenção, testagem etc. Entre as reivindicações do Sindicato está a de que a Petrobras tenha transparência nos dados sobre o número de trabalhadores infectados, óbitos. De acordo com Bezerra, 20 petroleiros do Norte-Fluminense já faleceram de Covid-19.

Assim como os trabalhadores alemães participam das decisões e contribuem para o crescimento e desenvolvimento econômico daquele país, os trabalhadores organizados do Brasil têm soluções para a depressão econômica com acelerada desindustrialização, que sejam ouvidos.