Piketty recusa condecoração do governo francês

Escrito en GLOBAL el
O economista que ganhou projeção internacional com o livro “Capital no século XXI” aconselha Hollande a relançar o crescimento em vez de distribuir medalhas Por Esquerda.net

Thomas Piketty afirmou à Agência France Presse que não irá receber a condecoração de Cavaleiro da Legião de Honra com que o governo francês o distinguiu no início de dezembro. “Não creio que seja o papel de um governo decidir quem é honorável”, afirmou o economista, que viu o seu livro “Capital no Século XXI” vender mais de 1,5 milhões de exemplares.

Para o autor, que em tempos foi próximo do Partido Socialista francês e se tornou um crítico do rumo da presidência de François Hollande, o Estado “faria melhor em dedicar-se a relançar o crescimento na França e na Europa”, em vez de passar a distribuir medalhas.

Piketty junta-se assim a uma extensa lista de nomeados para condecorações em França que as recusaram. O Le Monde lembra os casos do ex-secretário geral da central sindical CFDT, Edmond Maire, Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Claude Monet, Albert Camus, entre muitas outras figuras da cultura e da ciência francesas.

Leia a entrevista de Fórum com o economista aqui

Foto de Capa: Reprodução