'Pior ministro de Bolsonaro pode estar a caminho', diz jornal de Portugal sobre Weintraub

Diário de Notícias diz que ministro da Educação é cotado para cargo diplomático em Lisboa e destaca os episódios que pressionam a sua saída

Abraham Weintraub - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en GLOBAL el

O jornal português Diário de Notícias destacou nesta quarta-feira (17) que "o pior ministro de Bolsonaro pode estar a caminho de Portugal". Segundo a reportagem, o presidente Jair Bolsonaro estuda a possibilidade de enviar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para um posto diplomático em Portugal, na capital Lisboa.

O jornal diz que a saída de Weintraub "é reclamada até por colegas no governo" e destaca que ele "acumula gafes em um ano e dois meses na função", tendo sido alvo da hashtag "pior ministro da história", que se tornou uma das mais partilhadas e comentadas no Twitter. "Opinião partilhada por boa parte dos colunistas da imprensa e pela generalidade do meio académico brasileiro", completa a reportagem.

O Diário de Notícias lembra que Weintraub foi chamado de "jagunço do bolsonarismo" em editorial do jornal Folha de S.Paulo e que até os estudantes do departamento da Universidade de São Paulo onde ele se formou pedem a sua renúncia.

A reportagem apresenta de forma detalhada alguns dos absurdos escritos pelo ministro no Twitter, de erros de português a ataques à China. O Diário de Notícias salienta, em particular, as ameaças de Weintraub ao Supremo Tribunal Federal e os inquéritos de que alvo na Corte.

A possibilidade de prisão é um dos fatores considerados pelo Planalto para enviar o ministro, cuja demissão é dada como certa, para o exterior.