Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

22 de agosto de 2019, 15h56

Pivô brasileiro na NBA, Nenê Hilário ataca Maria do Rosário com fake news sobre sequestro

Jogador compartilhou notícia do E-Farsas, especialista em desmentir fake news, de que Rosário teria acusado Witzel de não permitir que bandidos façam o seu trabalho em segurança; a notícia é falsa

O ex-jogador brasileiro de basquete com mais tempo na NBA – está desde 2002 na Liga Profissional de Basquete dos Estados Unidos -, o pivô Nenê Hilário, que jogava no Houston Rockets, usou sua conta oficial no Instagram para compartilhar uma notícia falsa de que a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) teria acusado o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, a não permitir que bandidos façam o seu trabalho em segurança.

No post, Nenê faz referência ao sequestro do último dia 20 de um ônibus com 37 reféns na ponte Rio-Niterói, ocorrido no Rio de Janeiro.

“Sério, depois do caso de um atentado de um bandido lá no Rio, a gente tem que ver uma coisa dessas daqui, Maria do Rosário acusou o governador do Rio de não permitir que o bandido faça seu trabalho em segurança. Tá de sacanagem né? É pra acabar isso. E tem otários e ignorantes que apoiam isso”, questionou o jogador.

Porém, a matéria replicada pelo jogador é uma notícia do E-Farsas, um site especialistas em desmentir fake news.

“Oi Nenê, isso é mais uma mentira que espalharam pela internet para difamar o trabalho da deputada Maria do Rosário. Abra o link e leia a matéria do E-Farsas e você vai descobrir que isto é mentira. Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco. Abraços!”, disse Maria do Rosário na publicação do jogador.

Na publicação no instagram usuários alertaram Nenê de que a informação compreendida por ele é falsa, porém, há mais de quatro horas o post permanece sem nenhum tipo de correção.

Procurado pela Fórum até o momento Nenê Hilário não se pronunciou sobre o assunto.

Atualização 16h57: o jogar Nenê Hilário não respondeu aos questionamentos da Fórum até o momento, porém apagou o post do seu perfil sem nenhum explicação sobre o caso. Ao invés de uma retratação ele voltou a atacar a deputada Maria do Rosário, citando um print de um post dela em que a congressista cita denúncia à ONU contra Witzel por helicóptero ter atirado contra moradores de comunidades pobres no Rio.

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum