Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2012, 09h48

Plano Colômbia falhou, diz Congresso dos EUA

A ajuda de US$ 6 bilhões do governo americano para que a Colômbia combata a produção de drogas em seu território falhou em atingir seu alvo, afirma um relatório do Congresso dos Estados Unidos.

Apesar das ações do chamado Plano Colômbia, o cultivo de coca no país cresceu 15% entre 2000 e 2006, segundo o documento.

Mesmo assim, o Congresso reconhece que o plano ajudou a diminuir os índices de violência na Colômbia, baixando as taxas de seqüestros e assassinatos, ao mesmo tempo que diminuiu a ameaça das guerrilhas de esquerda que atuam no país.

Cortes
O governo colombiano recebe US$ 600 milhões por ano dos Estados Unidos para combater o tráfico de drogas. Mas esta ajuda deve diminuir por causa da crise econômica, segundo os congressistas.

O relatório recomenda que o montante sofra alguns cortes e aconselha os governos da Colômbia e dos Estados Unidos a “desenvolverem um plano conjunto para transferir as responsabilidades operacionais e de financiamento dos Estados Unidos para a Colômbia”.

O relatório foi requisitado pelo futuro vice-presidente dos EUA, senador Joe Biden, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, ao Escritório Geral de Contabilidade do país.

Apesar da ajuda do Plano Colômbia, o país sul-americano continua sendo o maior produtor de cocaína do mundo, produzindo cerca de 90% da droga consumida nos EUA.
Anunciado em 1999, o Plano Colômbia foi desenvolvido pelos ex-presidentes Andres Pastrana (Colômbia) e Bill Clinton (EUA).

Ele envolve treinamento a forças colombianas e provisão de equipamentos para combater traficantes e plantações de coca.

(Com informações da BBCBrasil)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags