PMs sufocam e agridem homem negro que vendia açaí no centro de SP; assista vídeo

Policiais acompanhavam ação de fiscais da prefeitura que apreendiam as mercadorias; cenas mostram vendedor imobilizado no chão com apelos para que eles o deixassem respirar

Vendedor imobilizado e agredido por PMs (Foto Reprodução Instagram)
Escrito en BRASIL el

Durante ação de fiscais da prefeitura de São Paulo no centro da cidade, um homem negro, que vendia açaí, foi algemado, agredido e sufocado por policiais militares. A ação foi filmada e o vídeo foi compartilhado.

As cenas mostram a abordagem por parte dos fiscais da prefeitura, que iriam apreender as mercadorias, em uma ação de combate ao comércio ambulante. Policiais militares os acompanhavam.

Em determinado momento do vídeo, o vendedor começa a protestar. Um dos policiais diz para ele respeitá-los. Ele é então algemado.

Na sequência, as cenas mostram quando os policiais começam a agredir o homem. Eles o imobilizam no chão. É possível ouvir uma mulher gritando e implorando para que eles parassem com a ação, que o estavam sufocando. Outras vozes de pessoas que estavam no local alertam que ele não está conseguindo respirar. A mulher então também começa a repetir que ele não estava conseguindo respirar. O homem se debatia no chão. Ao final, ele parece imóvel, como desmaiado.

A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, publicou o vídeo em seu Instagram, e escreveu: “Mais um ato desumano da PM de São Paulo! Homem tem carrinho de açaí apreendido e desmaia após ser algemado e agredido”. Veja a publicação, que contém o vídeo.

O que diz a SSP

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que o homem, um vendedor ambulante, de 48 anos, foi detido após danificar uma Kombi utilizada pela fiscalização da prefeitura, na tarde de sexta-feira (15), na rua Direita, centro da capital de São Paulo.

A nota, com informações do Boletim de Ocorrência, ainda diz que, “quando foi informado que seria necessário a apreensão dos itens, ele ficou nervoso, pegou uma placa de madeira e atingiu o para-brisas de um dos veículos”.
De acordo com a SSP, como “o vendedor não se acalmava”, ele precisou “ser contido por policiais militares”.

O documento diz que o homem foi encaminhado ao 1ºDP, onde o caso foi registrado como dano. Após o registro, segundo a secretaria, o vendedor foi liberado.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo disse que “o ambulante não possuía autorização para trabalhar no local. Ao ser abordado, o ambulante atacou os fiscais da Subprefeitura e depredou dois veículos desta administração regional, até ser contido pela PM”.